Título
Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
Autor
Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
Resumo
pt
Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes
sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas
nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento.
Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que
as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende
denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online.
Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de
divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e
candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação.
Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e
como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário
online, respetivamente.
en
There is currently an exponential growth in the use of the internet and online social networks
in the labor market. This fact contributes to significant changes in organizations, especially at
the level of recruitment.
This reality, while providing advantages, also suggests some restraints that related parties
involved do not always control. It is in this context that the research aims to report the existence
of false ads with content on the internet and in online social networks.
The goals of this research are to understand this problem, its characteristics, motives, the
individuals that are responsible, dissemination platforms, individual knowledge of this reality,
potential impacts for companies and candidates and influence the future choices of
employment.
To this end, two complementary studies were performed: one qualitative and other quantitative;
and as an instrument of data collection was used the documentary analysis and an online
questionnaire, respectively.