Título
O papel da responsabilidade social das organizações na atração de talento: a influência da área de formação
Autor
Preto, Catarina Sequeira
Resumo
pt
Desde meados do século XX que a responsabilidade social das organizações tem vindo a
assumir um papel cada vez mais relevante na sociedade, atraindo académicos para a definição
do conceito e sua compreensão, o que conduziu à integração do tema na oferta curricular de
inúmeras universidades e em diversas áreas de conhecimento. Apesar da sua relevância, não
existe ainda muita literatura disponível, nomeadamente no que respeita à relação entre a
responsabilidade social e a atratividade de uma organização enquanto potencial empregador,
especialmente para candidatos a entrar no mercado de trabalho.
De forma a contribuir para o aumento do conhecimento existente, esta dissertação explorou a
importância atribuída à responsabilidade social pelos potenciais candidatos, bem como a
relação entre as práticas de responsabilidade social desenvolvidas por uma organização e a
sua atratividade enquanto potencial empregador, o que foi possível através da aplicação de um
estudo experimental a 117 estudantes do ensino superior, das áreas de gestão e ciências
sociais.
Os resultados revelaram que os potenciais candidatos atribuem uma importância elevada à
responsabilidade social e que as práticas de uma organização neste domínio afetam
positivamente a sua atratividade enquanto potencial empregador, contribuindo para uma
maior intenção de candidatura por parte dos potenciais candidatos. Contudo, não se verificou
um efeito moderador da área de formação dos candidatos sobre esta relação.
Resumindo, a área de formação dos candidatos não influencia significativamente a
importância atribuída por estes às práticas de responsabilidade social de uma organização
en
Since the middle of the 20
th
century that corporate social responsibility has been assuming a
more relevant role in society, attracting academics to the concept definition and
understanding, which led to the subject integration in the curricula of many universities and in
many different fields. Despite its relevance, there is not many literature available regarding
the relation between social responsibility and the attractiveness of an organization as a
potential employer, particularly in the perspective of prospective applicants entering the job
market.
In order to contribute to extend the available knowledge, this dissertation researched the
social responsibility importance assigned by prospective applicants, as well as the relation
between socially responsible practices developed by an organization and its capacity to attract
prospective applicants, what was performed through an experimental study, applied to 117
university students, from management and social science study fields.
The findings revealed that prospective applicants assign a major importance to social
responsibility and that socially responsible practices performed by an organization affect
positively its attractiveness as an employer, contributing to a higher prospective applicants‟
intention to apply to a job vacancy. However, it was not possible to verify the existence of a
moderator effect of the candidates‟ field of study on this relation.
Summarizing, prospective applicants‟ study field does not have a significant influence in the
socially responsible practices‟ importance assign by them.