Título
O BIM no ensino da arquitetura em Portugal
Autor
Pepe, Micael Raposo
Resumo
pt
A implementação do BIM na Indústria da Construção está a desencadear uma resposta por parte das
Instituições de Ensino Superior. Através da análise de casos de estudo nacionais e internacionais, é
feita uma refl exão sobre a implementação desta metodologia nos cursos de arquitetura em Portugal.
A procura de profi ssionais qualifi cados com conhecimentos e competências em BIM tem aumentado
nos últimos anos, no seguimento da digitalização do setor. Como forma de preencher esta lacuna
no mercado, foram surgindo pequenos cursos de formação especializada direcionados aos agentes
destas Indústria. Por outro lado, o meio académico tem feito um esforço para incluir estes conteúdos
nos curricula de cursos de engenharia e arquitetura, formando uma nova linha de profi ssionais.
Por contraposição de Portugal com países tecnologicamente mais desenvolvidos, como os Estados
Unidos da América, o Reino Unido ou a França foi possível concluir que em território nacional, o grau de
implementação destes conceitos no ensino superior está ainda numa fase bastante inicial, sendo apenas
ensinadas as ferramentas, maioritariamente para modelação 3D. Esta situação, em consonância com a
proliferação de cursos especializados e o aparecimento de cursos superiores profi ssionais, sugere um
novo ramo de atuação dentro das áreas que atuam em ambiente construído, destinado à formação de
um novo tipo de profi ssional – um “desenhador na era digital”.
Concluiu-se ainda que, um verdadeiro especialista em BIM deve possuir formação base em engenharia
ou arquitetura, pelo que se apresenta neste trabalho uma proposta para inclusão desta metodologia no
Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL
en
The implementation of BIM in the Construction Industry is triggering a response from the Higher
Education Institutions. Through the analysis of national and international case studies, it is studied the
level of implementation of this methodology in architecture education, in Portugal.
The demand for qualifi ed professionals with BIM knowledge and competences has increased during
the last years, following the digitalization of the sector. To fulfi l this gap in the market, short-term
specializations have appeared for industry players. In other hand, the Academy has been updating
the curricula of architecture and engineer degrees to include these contents, originating a new set of
upskilled graduates.
By comparing Portugal with countries technologically more developed, such as the United States of
America, United Kingdom or France it was possible to testify the early stage of implementation of these
contents, in the Portuguese Higher Education, being taught only the tools, mainly for 3D modelling.
This situation, along with the dissemination of specializations and the arising of professional degrees at
Professional Higher Education Institutions suggest a new career in the Built Environment, towards the
education of a new player – “a draftsman in the digital age”.
It was also concluded that a true BIM specialist must possess a degree in architecture or engineer, which
fostered the proposal of this work, to include this methodology in the Integrated Master of Architecture
at ISCTE-IUL.