Título
Independent music artists and their access to distribution and communication channels
Autor
Pontes, Alexandre Pamplona Ramos de Oliveira
Resumo
pt
Na era digital, a intangibilidade da música gravada como produto levou à revolução da
sua indústria. A importância das edições físicas tem vindo a diminuir, devido ao
aparecimento da pirataria e, posteriormente, dos serviços de streaming. Posto isto, os
modelos business-to-consumer, ou B2C, da indústria mudaram de forma óbvia. Contudo,
o impacto nas interações business-to-business, ou B2B, não é tão claro.
Há falta de estudos empíricos sobre quão o relevante as editoras major são para a
comunicação e para a distribuição do produto e, até agora, conclusões divergentes foram
alcançadas. Sendo assim, esta dissertação analisa o acesso aos canais de comunicação e
de distribuição por parte dos artistas independentes, de forma a compreender se a era
digital possibilitou a estes artistas a promoção e a entrega do seu produto de uma forma
eficaz e bem-sucedida.
Os resultados indicam um cenário mais favorável para a distribuição em relação à
comunicação. Apesar de os canais digitais beneficiarem ambas as áreas, para além de se
ter revelado mais simples e económica do que a comunicação, a distribuição digital tem
vindo a ganhar crescente importância sobre a tradicional. Por outro lado, quanto à
comunicação, têm surgido novas possibilidades, mais acessíveis para os artistas
independentes. Contudo, estas novas oportunidades estão sujeitas à saturação do
mercado. Em adição a isto, a importância dos canais de comunicação tradicionais não foi
tão afetada quanto a dos canais de distribuição. Na verdade, alguns meios de comunicação
tradicionais podem até ter aumentado a sua relevância.
en
The intangibility of recorded music as a product led to a revolution within the industry in
the digital era. The importance of physical editions has been decreasing ever since, due
to the emergence of piracy and, subsequently, streaming services. While the business-toconsumer, or B2C, models of the industry have clearly changed, the impact on businessto-business, or B2B, interactions is not so clear.
There is lack of empirical studies on how relevant major labels are for communicating
and distributing the product and, so far, divergent conclusions have been reached.
Therefore, this study analyses independent artists’ access to communication and
distribution channels, allowing for the understanding of whether the digital era has made
it possible for these artists to promote and deliver their product in an effective and
successful manner.
Results indicate a more favourable scenario for distribution than for communication. On
the one hand, although digital channels have come to benefit independent artists
concerning the access to both areas, digital distribution has revealed itself to be more
straightforward and inexpensive than communication. As well as this, digital distribution
has increasingly been gaining importance over the traditional one. On the other hand,
regarding communication, several new possibilities have emerged, which are quite more
accessible for independent artists. However, these new opportunities are subject to market
saturation. In addition to this, the importance of traditional communication channels was
not as affected as in distribution. Actually, some traditional communication means may
even have increased their relevance.