Título
A internacionalização de fibra do Brasil: estudo de caso
Autor
Gubiani, Ronaldo Jean
Resumo
pt
A internacionalização das PMEs, embora não seja um tema relativamente novo, no entanto o
seu estudo denota um caráter de expressiva relevância, devido à quantidade e abrangência das
ações que este tipo de empresa representa no contexto da economia brasileira e mundial. Este
trabalho pretende compreender o processo de internacionalização das PMEs, que de modo
geral, são empresas com escasso conhecimento e experiência para atuar em mercados
externos. Busca estudar o conhecimento existente e estabelecer um plano de ação para a
internacionalização de uma PME. Em linhas gerais, identificar dentro da literatura existente
quais as melhores possibilidades e métodos para que a internacionalização seja possível,
viável e fonte geradora de crescimento sustentável para a organização. Para avançar sobre o
conhecimento do tema foi realizado um estudo de caso sobre o projeto de internacionalização
de uma empresa brasileira, fabricante de lâminas de serra para o mercado argentino, a
empresa Fibra do Brasil. Sendo desenvolvido um plano de marketing e plano de viabilidade
econômico-financeira para a exportação direta, fomentada por meio da criação de um
escritório comercial na Argentina.
en
The internationalization of SMEs, although not a relatively new topic, nevertheless, their
study shows a character of expressive relevance, due to the quantity and comprehensiveness
of the actions that this type of company represents in the context of the Brazilian and world
economy. This paper intends to understand the process of internationalization of SMEs, which
in general are companies with little knowledge and experience to work in foreign markets. It
seeks to study existing knowledge and establish a plan of action for the internationalization of
an SME. In general terms, identify within the existing literature the best possibilities and
methods for making internationalization possible, viable and a source of sustainable growth
for the organization. To advance the knowledge of the theme, a case study was carried out on
the project of internationalization of a Brazilian company, manufacturer of band saw blades
for the argentine market, the company Fibra do Brasil. A marketing plan and an economicfinancial feasibility plan were developed for the direct export, fomented through the creation
of a commercial office in Argentina.