Título
Identidade europeia e crise económica: fatores da Identidade europeia dos jovens portugueses em 2010 e 2017
Autor
Santa Maria, Joana Inês Prata
Resumo
pt
Os múltiplos mecanismos de aproximação e consolidação do sentimento de
identificação com a Europa e a União Europeia adquiriram uma forte expressão nos
jovens europeus, sendo muitos os que não conhecem um modo de vida que não se
encontre associado à arquitetura política da comunidade europeia.
A presente investigação procurou examinar quais os fatores que influenciam o
sentimento de identificação europeia nos jovens portugueses. A identificação desses
fatores é acompanhada de um exercício de comparação, num balizamento cronológico de
sete anos, das variáveis selecionadas na análise do objeto de estudo escolhido para esta
dissertação.
Pretendeu-se analisar de que forma são alterados os fatores que influenciam a
identificação emocional e os conhecimentos que os jovens portugueses têm acerca dos
seus direitos enquanto cidadãos europeus
Se é certo que o contacto entre os cidadãos europeus pode potenciar o sentimento
de pertença à União Europeia, não são todas as formas de contacto que efetivamente estão
associadas ao mesmo. Os resultados da investigação revelam que os fatores que
determinam o sentimento de identificação europeia dos jovens portugueses são a direção
atual da União Europeia, a classe social e ver televisão noutro idioma que não o materno.
en
Several mechanisms that bring together and consolidate the sense of identification
with Europe and the European Union have established a strong manifestation in young
Europeans, many of them do not resign, or even has knowledge of a way of life that is
not related with the political architecture of the European Community.
The present investigation seeks to examine which factors influence the feeling of
European identification in young Portuguese. The identification of these factors is
accompanied by a permanent exercise of contrast, complementation and follow-up of the
path, in a chronological landmark of seven years, of the variables selected in the analysis
of the object of study chosen for this dissertation.
It was intended to analyse how factors change and influence knowledge and
emotional identification of Portuguese youngsters have about their rights as European
citizens.
If it could be assumed that contact factors are the ones whose more influence have
on the sense of belonging to the European Union, afterwards not all forms of contact are
associate to it. The results obtained show that the main factors which determine the
European identification feeling of Portuguese youngsters are the present direction of
European Union, social class and watch TV in another language.