Título
Galerias de arte em Lisboa: passado e presente
Autor
Ramires, Maria Luísa Santana
Resumo
pt
As galerias de arte contemporânea raramente foram objeto de estudos históricos. O
trabalho que se segue pretende fazer um levantamento da evolução galerística em Lisboa, desde
a criação da primeira galeria comercial em 1933 até ao ano de 2017. Nestes oitenta e quatro anos
pretendemos contextualizar e analisar a evolução do panorama galerístico, bem como a evolução
da sua tipologia e relações. De um ponto de vista abrangente, estudamos a conjuntura económica,
social, política, urbana e consequentes respostas dos galeristas e galerias ao longo deste período.
Numa perspetiva de gestão interna, salientamos as influências recíprocas entre galerias, e ainda
com os diversos agentes do mercado da arte como artistas, críticos, colecionadores e outras
galerias.
O trabalho está dividido em três fases temporais onde se aborda uma seleção de galerias
de arte, caracterizando-as de forma individual. "Galerias Históricas" é o período, entre a década
de trinta e o final da década de cinquenta, onde o conceito de galeria se encontra associado a
negócios de outras naturezas. Em "Surgimento de Mercado" observa-se um questionamento e
legitimação das galerias de arte, ao longo das décadas de sessenta e setenta. Por fim, na fase de
"Consolidação de Mercado" as galerias já detêm um estatuto independente. Este é também o
período mais longo, já que vai desde o "boom" galerístico da década de oitenta até aos dias de hoje,
e onde se concretiza o reconhecimento e democratização do mercado galerístico.
en
Portuguese commercial art galleries have seldom been the object of historical studies. In
this work we intend to study the commercial art galleries evolution in the city of Lisbon, since
1933, when the first one emerged, until 2017. We intend to contextualize and analyse the
commercial art galleries environment in these eighty-four years, as well as the evolution of their
relationships and typology. From a wider point of view, we study the economic, social, political
and urban context and the consequential changes in galleries in this period. From a management
perspective, we also highlight the mutual influences between galleries and with other art market
agents, such as artists, critics, collectors, and other galleries.VI
The work is chronologically structured in three parts, where we analyse one-by-one a
selection of commercial art galleries. "Historic Galleries" is the period between the 1930s and the
late 1950s, when the concept of commercial gallery was associated with other types of businesses.
In "Rise of the Market" we observe a questioning and legitimations of galleries through the 1960s
and 1970s. Finally, in "Market Consolidation" galleries reach independent status. This is also the
longest of the three periods, going from the 1980s boom until today, when commercial art
galleries are recognized and a popularization of the art market happens in Portugal and Lisbon.