Título
Desigualdade entre sexos na arte contemporânea: a presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal
Autor
Ferreira, Mariana Marin Diniz Aires
Resumo
pt
A desigualdade entre sexos tem sido uma realidade nas sociedades ocidentais desde a sua
formação. Tem também sido um ponto de discussão e luta na sociedade há vários séculos. No
entanto, foi apenas na segunda metade do século XX (durante a segunda vaga do feminismo) que
a questão da discriminação das mulheres ganhou visibilidade na sociedade, levando a mudanças
profundas dos paradigmas sociais. O mundo da arte não foi imune a essas mudanças, tendo sido
profundamente afetado pelo feminismo e pela forma como este se expressou a nível da produção e
teoria artística. Na primeira parte deste trabalho, é apresentado um enquadramento teórico que
permite entender o impacto que o feminismo teve no mundo da arte e na mudança da posição
subalterna que nele a mulher tem tido.
A segunda parte foca-se na atualidade do mundo da arte contemporânea em Portugal. Tendo
como pano de fundo a reflexão teórica da primeira parte, a par de uma comparação dos dados
estatísticos portugueses com dados do mundo da arte ocidental (Europa e EUA), este trabalho
apresenta dados quantitativos e qualitativos que permitem concluir que, apesar das melhorias das
últmas décadas, as artistas mulheres ainda representam uma minoria. Através da análise dos dados
de várias instituições e das entrevistas realizadas, este trabalho pretende oferecer um panorama
geral e atual que permita uma reflexão sobre a discriminação da mulher e de que forma esta pode
ser combatida.
en
The inequality between sexes has been present in western society since its formation. It has
also been a topic of discussion and conflict during the last centuries. However, it was only during
the second half of the 20th century (during the second wave of feminism) that the issue of women's
discrimination became a relevant issue in society, changing social paradigms in a profound way.
The art world wasn't imune to these changes and was deeply affected by feminism and its
expression in artistic production and theory. The first part of the thesis presents a theoretical
framework that allows for a deeper understanding of feminism's impact on the art world and the
changes on the secondary position attributed to women.
The second part focuses on the current situation of the Portuguese contemporary art world.
Taking the theoretical reflexion presented in the first part of the thesis as a background, as well as
a comparison between Portuguese and Western statistical data, this work presents quantitative and
qualitative data that allows us to understand that, despite improvements over the last decades,
women artists are still a minority. Through the analysis of the data of several institutions, as well
as interviews, this thesis aims to present a broad and current perspective as well as a reflection on
the issue of women’s discrimination and on how it can be fought.