Título
O efeito da variável socialização no consumo não planeado de fast fashion
Autor
Ferreira, Catarina Isabel Gomes
Resumo
pt
O atual fenómeno na indústria da moda denominado fast fashion, que reflete o padrão de
consumo rápido das tendências do mercado, tem sido alvo de várias investigações,
especialmente na área de Marketing. Além disso, têm surgido na literatura diversos
estudos relativos ao impacto da presença de companhia no consumo, isto é, a socialização.
Contudo, existem lacunas referentes ao consumo não planeado, particularmente no
mercado de fast fashion. Assim, o presente estudo incide sobre o efeito da variável
socialização no consumo não planeado de fast fashion. Neste sentido, através de uma
abordagem metodológica quantitativa descritiva, recorreu-se à aplicação de questionários
nas lojas Zara em Lisboa e ao tratamento dos dados recolhidos através de análises
estatísticas ANOVA fatorial a três fatores, via SPSS. Analisou-se o impacto da
socialização, e secundariamente do género e do grupo de idade no consumo de fast
fashion. As principais conclusões apontam para que a socialização potenciar a tomada de
decisão do consumidor no aumento do consumo não planeado em quantidade de peças e
que os consumidores do género masculino consomem mais em valor não planeado.
Devido às limitações do estudo, mais investigações futuras são necessárias, para
promover diretrizes estratégicas às empresas do mercado de fast fashion e promover
experiências aos consumidores e alavancar o consumo de moda.
en
The current phenomenon in the fashion industry called fast fashion, which refers the
pattern of rapid consumption of market trends, has been the subject of several
investigations, especially in the Marketing area. In addition, several studies have been
published in the literature regarding the impact of company presence on consumption,
that is socialization. However, there are still gaps regarding the unplanned consumption,
particularly in the fast fashion market. Thus, through a descriptive quantitative
methodology, the use of questionnaires at Zara stores in Lisbon was used. Three-factor
ANOVA statistical analyzes were executed for the collected data processing, using SPSS.
It was analyzed the impact of socialization, and secondarily gender and age group on the
consumption of fast fashion. The main conclusions point to the fact that socialization
impacts consumer decision-making in the increase of the unplanned consumption in
quantity of products and that male consumers consume more in unplanned value. Because
of the discussed study limitations, further researches on the subject are needed to promote
strategic directions for companies in the fast fashion market, in order to leverage
consumer experiences and leverage the fashion consumer.