Título
Zara's case study: the strategy of the fast fashion pioneer
Autor
Costa, Ana Mafalda Ricardo Morgado
Resumo
pt
A indústria da Moda tem vindo a mudar ao longo dos anos e as empresas de moda têm
vindo a alterar a maneira como fazem negócio. Cada vez mais se focam no consumidor e
naquilo que ele está a procura no momento.
O conceito de "Fast Fashion" tem vido a ganhar terreno na indústria, porque agora é mais
importante seguir as últimas tendências e produzir de acordo com isso do que apenas
lançar duas coleções anuais por um preço mais elevado.
Agora, os consumidores estão constantemente a procurar produtos diferentes, e as
empresas de moda que são capazes de lhes dar isso irão alcançar o sucesso mais
facilmente.
Os consumidores não procuram apenas produtos diferentes, mas cada vez mais usam
diferentes canais para realizar as suas compras. As compras "online" estão a ganhar
utilizadores de dia para dia, pois cada vez mais eles procuram conveniência e conforto.
Mas este comportamento pode ser diferente de acordo com as diferentes gerações, e é
importante saber exatamente o tipo de "target" que interessa para assim satisfazer as suas
necessidades.
Desta forma, as empresas de moda precisam de adaptar o seu negócio e torná-lo mais
tecnológico, de forma a tornar a experiência de compra o mais agradável possível.
Este Caso Pedagógico tem como objetivo estudar a estratégia da Zara, desde a cadeia de
abastecimento até as estratégias de marketing e comunicação, e também comparar a
estratégia nas lojas físicas com as da loja "online".
Depois o estudo irá focar-se no consumidor: o seu comportamento tendo em conta as
diferentes gerações e a sua perceção de marca. Um estudo de mercado, através de um
inquérito "online", será realizado para ajudar o desenvolvimento deste estudo.
en
The Fashion Industry has been changing among the years, and fashion companies are
changing the way they do business. They are focusing each day more on the consumers,
and what they are looking for at that moment.
Fast Fashion concept is gaining ground in the industry because now it is more important
to always follow the latest trends and produce according to that, than to have just two
collections per year for a higher price.
Now, consumers are always looking for different products and those companies who can
give them that will achieve the success more easily.
Consumers not only are looking for different products, but even more, are using different
channels to shop. The online shopping is winning users day by day because now people
search for convenience and comfort. However, this behaviour can be different from the
different generations, and it is important to know exactly which target it is important to
reach and satisfy their desires.
This way, fashion companies need to adapt their business and turn it more technological,
to make the shopping experience the more enjoyable as possible.
This Case Study has the objective of study Zara’s strategies, from their supply chain until
their marketing and communication strategies, and the strategy in the physical stores
versus at the online store.
Then the study will focus on the consumer: their behavior according to the different
generations and the brand perception according to them. A Market Research, through an
online survey, will be conducted in order to help the development of this study.