Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

The contemporary mediated festival: case study of Portuguese music festival "Bons Sons"

Autor
Hrynevych, Viktoriya
Resumo
pt
O cenário global da cultura tem visto um constante aumento no número de festivais de música, maioritariamente devido ao crescimento de importância dos espetáculos de música ao vivo na indústria de música gravada e, assim, na carreira musical dos artistas. No campo académico, com a crescente importância de plataformas de redes sociais, festival mediático foi visto como uma noção emergente a ser observada e analisada. Esta dissertação é, assim, um estudo de festival de música português Bons Sons, uma tentativa de descrever as suas estratégias comunicacionais e traçar o perfil dos seus festivaleiros. Com o uso de método misto, ao combinar questionários e entrevistas, a pesquisa tem por objetivo responder se a imagem simbólica, criada e comunicada pela organização, é expressa nas motivações e na experiência do seu público. Os resultados da pesquisa mostram uma relação entre estes dois aspetos, visto que a maioria dos festivaleiros vêm ao festival devido às suas principais características comunicadas, tais como o seu sentido comunitário, música portuguesa, assim como também pela atmosfera que emerge na aldeia de Cem Soldos onde o festival acontece.
en
The global cultural scene has seen a steady increase in number of music festivals, mainly due to the growing importance of live music shows in the record music industry and therefore artists’ music career. Lately, in the academic field, with the growing importance of social media platforms, the mediated festival has been regarded as an emerging notion to be observed and analysed. This dissertation is thus a case study of a Portuguese music festival Bons Sons, and an attempt to describe its communication strategies and trace its festival goers’ profile. With the use of mixed methods, combining both questionnaires, interviews and ethnography, the research aims to answer if the symbolical image, created and communicated by its organisation team, is reflected on motivations and experience of its public. The results of the research show that there is a relation between these two aspects, as most of the festival goers come to the festival due to its main communicated characteristics such as its communitarian aspect, Portuguese music, as well as for the atmosphere that emerges in Cem Soldos, a small village where it takes place.

Data

08-mar-2019

Palavras-chave

Música
Music
Estratégias de comunicação
indústria cultural
Publics of culture
Sociologia da cultura
Festas
Events
Contemporary culture
Mediated festival
Portuguese music festival
Bons Sons

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo