Título
A autoeficácia dos educadores de infância e a relação com crianças com necessidades educativas especiais: o efeito moderador do grau de incapacidade da criança
Autor
Caneiras, Sara Cristina Pires
Resumo
pt
No contexto educativo, a autoeficácia diz respeito à crença dos professores
relativamente à sua capacidade para influenciarem positivamente os objetivos e resultados dos
alunos, propiciar os contextos adequados à aprendizagem e ser um elo de ligação facilitador
entre os intervenientes nesse processo. Enquanto característica pessoal dos professores, a
autoeficácia tem o potencial de influenciar a relação que estes estabelecem com os seus alunos.
As características pessoais da criança também parecem desempenhar um papel importante na
relação professor-aluno. Através do presente estudo quantitativo pretendeu-se verificar qual a
relação entre a autoeficácia de educadoras de infância do ensino regular (avaliada através da
TSES e TEIP; Bandura, 2006; Sharma, Loreman, & Forlin, 2012) e a qualidade da relação
percebida pelas próprias (em duas dimensões: proximidade e conflito) (STRS-SF; Pianta,
1992), relativamente a uma criança com necessidades educativas especiais (NEE) presente na
sua sala. Pretendeu-se ainda verificar de que forma o grau de incapacidade da criança
(ABILITIES; Simeonsson & Bailey, 1991) influencia tal relação. Participaram na presente
investigação 26 educadoras de infância do ensino regular, com idades compreendidas entre os
30 e os 62 anos (M = 44.50, DP = 9.38), a trabalhar em jardins de infância, públicos e privados,
por todo o país. Foram encontrados resultados significativos para o efeito da autoeficácia das
educadoras de infância na proximidade da relação educadora-criança. Não foram encontrados
resultados moderadores do grau de incapacidade da criança na relação entre a autoeficácia das
educadoras de infância e a proximidade ou conflito da relação educadora-criança. Estudos
futuros são necessários para colmatar as limitações encontradas e enriquecer esta área de
investigação.
en
In the educational context, self-efficacy refers to the belief regarding the ability of
teachers to influence positively their students’ goals and outcomes, provide adequate learning
contexts, and act as a facilitator between participants in this process. Teachers’s self-efficacy,
as teachers’ personal features are likely to influence the relationship they establish with their
students. Child’s personal features may also play an important role in teacher-student
relationships. The aim of this quantitative study was to examine the relationship between
regular early childhood teachers’ self-efficacy (assessed by TSES and TEIP; Bandura, 2006;
Sharma, Loreman, & Forlin, 2012) and their perception of the quality of the relationship (in
two dimensions: closeness and conflict) (STRS-SF; Pianta, 1992) they establish with a child
with special educational needs (SEN) present in their classroom. We further assessed if child’s
disability level (ABILITIES; Simeonsson & Bailey, 1991) influences the relationship between
regular early childhood teachers’ self-efficacy and teacher-child relationship. In this study
participated 26 female regular early childhood teachers, between 30 and 62 years old (M =
44.50, DP = 9.38), working in preschool classrooms, public and private, throughout the country.
The results show a positive and significant effect of early childhood teachers’ self-efficacy in
closeness in teacher-child relationship. No significant results were found for the moderator
effect of the child’s disability level in the relationship between early childhood teachers’ selfefficacy and closeness or conflict in teacher-student relationship. Future studies are needed to
overcome the shortcomings of this study and thus improving this field of research.