Título
Abandono escolar em contextos sociais desfavorecidos: desenho de um programa de prevenção com base numa avaliação de necessidades
Autor
Palma, Ana Rita Jesus
Resumo
pt
Como se pode contribuir para a redução da taxa de abandono escolar por parte dos jovens
inseridos em contextos sociais multidesafiantes, é a questão central deste trabalho.
Considerando as consequências, não só para o sujeito, mas igualmente para o desenvolvimento
social e económico do país, é necessário conhecer os fatores de risco que levam a este fenómeno
com o objetivo de serem implementadas estratégias com vista à prevenção. Numa primeira fase,
foi efetuada uma avaliação de necessidades junto de 32 alunos, cinco professoras, duas técnicas
e um membro da direção de um Agrupamento de Escolas abrangido pelo "Programa Território
Educativo de Intervenção Prioritário" (TEIP), com o objetivo de explorar as suas perceções
sobre os fatores explicativos que estão na origem deste fenómeno, estratégias de prevenção
implementadas na escola em questão e ideias de como se pode prevenir esta problemática. Para
o efeito foram realizadas seis entrevistas de grupo e oito individuais. Em termos globais os
resultados indicam que os alunos referem como variáveis associadas ao abandono sobretudo a
desmotivação, comportamentos de risco e perigo e bullying, enquanto os professores parecem
focar-se em variáveis do contexto socioeconómico, variáveis do contexto familiar e
cultura. Considerando a literatura e a avaliação de necessidades realizada, é proposto, num
segundo momento, um programa de prevenção que procura envolver toda a comunidade escolar
e famílias, que possa ser útil a escolas com as mesmas características da escola envolvida neste
estudo.
en
The central question of this research is how to contribute to the reduction of the dropout
rate among young people inserted in multi-challenging social contexts. Considering the
consequences of school dropout, not only for the subject, but also for the social and economic
development of the country, it is necessary to know the risk factors that lead to this phenomenon
with the aim of implementing measures for prevention. In a first stage, a needs assessment was
carried out among students and teachers of a group of schools covered by the program
"Território Educativo de Intervenção Prioritário (Educational Territory of Priority
Intervention)”, TEIP, in order to explore the perceptions of these actors on the explanatory
factors that are in the origin of this phenomenon. In a second moment, the research project aims
to design a program that contributes to the drop-out rate reduction, focusing, essentially, on
children of the second cycle (from 10 to 12 years old). Six group interviews and eight individual
interviews were carried out. Overall, the results indicate that the perception of students and
teachers is, in some respects, quite distanced. Considering the literature and needs assessment
carried out, it is proposed a prevention program that seeks to involve the whole school
community and families, which can be useful to schools with the same characteristics of the
school involved in this study.