Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Abandono escolar em contextos sociais desfavorecidos: desenho de um programa de prevenção com base numa avaliação de necessidades

Autor
Palma, Ana Rita Jesus
Resumo
pt
Como se pode contribuir para a redução da taxa de abandono escolar por parte dos jovens inseridos em contextos sociais multidesafiantes, é a questão central deste trabalho. Considerando as consequências, não só para o sujeito, mas igualmente para o desenvolvimento social e económico do país, é necessário conhecer os fatores de risco que levam a este fenómeno com o objetivo de serem implementadas estratégias com vista à prevenção. Numa primeira fase, foi efetuada uma avaliação de necessidades junto de 32 alunos, cinco professoras, duas técnicas e um membro da direção de um Agrupamento de Escolas abrangido pelo "Programa Território Educativo de Intervenção Prioritário" (TEIP), com o objetivo de explorar as suas perceções sobre os fatores explicativos que estão na origem deste fenómeno, estratégias de prevenção implementadas na escola em questão e ideias de como se pode prevenir esta problemática. Para o efeito foram realizadas seis entrevistas de grupo e oito individuais. Em termos globais os resultados indicam que os alunos referem como variáveis associadas ao abandono sobretudo a desmotivação, comportamentos de risco e perigo e bullying, enquanto os professores parecem focar-se em variáveis do contexto socioeconómico, variáveis do contexto familiar e cultura. Considerando a literatura e a avaliação de necessidades realizada, é proposto, num segundo momento, um programa de prevenção que procura envolver toda a comunidade escolar e famílias, que possa ser útil a escolas com as mesmas características da escola envolvida neste estudo.
en
The central question of this research is how to contribute to the reduction of the dropout rate among young people inserted in multi-challenging social contexts. Considering the consequences of school dropout, not only for the subject, but also for the social and economic development of the country, it is necessary to know the risk factors that lead to this phenomenon with the aim of implementing measures for prevention. In a first stage, a needs assessment was carried out among students and teachers of a group of schools covered by the program "Território Educativo de Intervenção Prioritário (Educational Territory of Priority Intervention)”, TEIP, in order to explore the perceptions of these actors on the explanatory factors that are in the origin of this phenomenon. In a second moment, the research project aims to design a program that contributes to the drop-out rate reduction, focusing, essentially, on children of the second cycle (from 10 to 12 years old). Six group interviews and eight individual interviews were carried out. Overall, the results indicate that the perception of students and teachers is, in some respects, quite distanced. Considering the literature and needs assessment carried out, it is proposed a prevention program that seeks to involve the whole school community and families, which can be useful to schools with the same characteristics of the school involved in this study.

Data

15-mar-2019

Palavras-chave

Insucesso escolar
School failure
Prevention
Abandono escolar
Estratégias educativas
Avaliação das necessidades
Disadvantaged social contexts
School drop-out

Acesso

Acesso livre

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