Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

O insucesso e o abandono escolares sob o olhar dos jovens no contexto do ensino médio profissional no Brasil: um estudo de caso

Autor
Carvalho, Jamilly Suzarte
Resumo
pt
O presente trabalho de investigação teve o objetivo de identificar as causas e consequências do insucesso e abandono escolares sob o olhar dos jovens estudantes no contexto dos cursos de ensino médio profissional de Tecnologia da Informática e Eletromecânica do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia "campus" de Santo Amaro- Brasil. Para tal, foi adotada como abordagem metodológica o estudo de caso, de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental, a aplicação de 214 questionários com estudantes e a realização do focus group com seis estudantes dos cursos mencionados. Pôde-se constatar que sob o ponto de vista dos jovens/estudantes pesquisados, as dificuldades de aprendizagem devido a não aquisição de conteúdo anteriores é considerado o fator causal de maior influência do insucesso escolar, seguido das aulas com metodologias que não favorecem a aprendizagem, falta de estudo e não interesse dos estudantes pelas aulas, entre outros. Em relação ao abandono ou evasão, as causas mais evidenciadas pelos jovens por ordem de frequência foram: dificuldades de aprendizagem por causa da falta de base, não identificação com o curso, problemas de transporte, entre outras. No que tange às consequências da evasão, os estudantes pontuaram as seguintes como mais frequentes: a perda de oportunidade de acesso a uma educação de qualidade ofertada pelo IFBA, a falta de qualificação para inserção no mercado de trabalho formal.
en
This research study aimed to identify the causes and consequences of school failure and dropout under the eyes of young students in the context of the professional high school courses of Information Technology and Electromechanics of the Federal Institute and Education, Science and Technology of Bahia campus of Santo Amaro-Brazil. To this end, it was adopted as a methodological approach the case study, both quantitative and qualitative in nature, having as instruments of data collection the documental analysis, the application of 214 questionnaires and the realization of the focus group with six students from the mentioned courses. It was observed that from the point of view of the young people/students surveyed, the learning difficulties due to the lack of acquisition of previous content is significantly considered the causal factor of greater influence of school failure, followed by classes with methodologies that do not favor learning, lack of study and not students' interest in the classes, among others. In relation to dropout or dropout, the causes most frequently highlighted by the young people in order of frequency were: learning difficulties due to the lack of basic skills, lack of identification with the course, transport problems, among others. With regard to the consequences of dropout, students scored the following as the most frequent: the loss of opportunity to access a quality education offered by the IFBA, the lack of qualification for insertion in the formal labor market.

Palavras-chave

Jovens
Young people
Sociologia da educação
Insucesso escolar
School failure
Abandono escolar
School dropout
Ensino profissional
Estudo de casos
Ensino médio profissional
Professional high school
Bahia - Brasil

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo