Título
As políticas públicas de prevenção do abandono escolar em Portugal: análise do programa TEIP
Autor
Morais, Maria Leonor
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objetivo a análise das políticas públicas educativas
implementadas de prevenção do abandono escolar precoce em Portugal. Em particular, a
análise do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) criados em
1996 com o objetivo de ceder apoio às comunidades carenciadas, promovendo a
igualdade e combatendo o insucesso e o abandono escolar.
Procurou-se entender o abandono escolar como problema social, quais as suas causas
e quais as suas consequências. Foi utilizado o ciclo político para a execução desta
dissertação por esta metodologia permitir uma análise global, passando pela definição do
problema e agendamento, pela formulação das medidas, pela implementação, e por fim,
pela avaliação.
Com esta dissertação foi possível concluir que o abandono escolar não se trata de
um fenómeno isolado ou repentino, que as consequências do abandono escolar vão para
além do aluno e que o programa TEIP é eficaz junto dos seus alvos. Pudemos também
concluir que, apesar de o abandono escolar ainda ser uma realidade, os seus indicadores
são cada vez menos significativos.
en
This dissertation aims to analyze the educational public policies implemented in
Portugal to prevent early school leaving. In particular, the analysis of the Priority
Intervention Educational Territories (TEIP) program, created in 1996 with the goal of
giving support to the communities in need, promoting equality and fighting school failure
and school dropout.
The goal was to understand school leaving as a social problem and its consequences.
The political cycle was the chosen methodology to execute this dissertation, as it allows
the global approach of the problem, analyzing the definition of the problem and
scheduling, the formulation of the measures, the implementation and the final evaluation.
With this dissertation it was possible to conclude that the school leaving is not an
isolated or sudden phenomenon, that the consequences go far beyond the student, and that
the TEIP program is effective. We were also able to conclude that, even though school
leaving is a reality, its indicators are becoming less significant.