Título
Muxarabis, rótulas, gelosias: o caso de Alfama e Mouraria. Piscinas do Cais da Santinha
Autor
Sousa, Inês Rocha de
Resumo
pt
Os muxarabis, rótulas e gelosias, são estruturas de madeira nas fachadas que aliam a sua
estética à funcionalidade, proporcionando o controlo de iluminação e ventilação de um compartimento
interior, que se relacionam com a expressão da arquitetura.
Embora sejam consideradas estruturas de uma cultura árabe, com a expansão do islão e
consequentemente o domínio peninsular muçulmano, os muxarabis, rótulas e gelosias difundiram-se
pelo território português, nomeadamente em Alfama e Mouraria. Estes bairros constituem as áreas mais
antigas da cidade de Lisboa, com uma malha urbana semelhante às cidades do norte de África,
formadas por ruas, ruelas e becos, com fachadas opostas muito próximas e sem privacidade.
Propõe-se uma abordagem que coloca em confronto as fotografias do Arquivo Municipal de
Lisboa, que apresentem as estruturas em estudo, em Alfama e na Mouraria, com fotografias da
atualidade, registadas pela autora sob o mesmo ponto de vista. A análise encontra-se fundamentada
através das representações de arquitetura efémera em vídeo-documentais e da divulgação desta
particular característica dos bairros em postais, revistas e gravuras.
Os muxarabis, rótulas e gelosias aparentam, numa primeira instância ser estruturas históricas,
porém, através do seu estudo, constatou-se o seu surgimento no período do Estado Novo, tornandose em um vício visual, uma imagem que é formada por uma questão de interesse. Por outro lado,
atualmente estes bairros evidenciam uma grande promoção turística. Esta conjuntura, proporcionou
uma sistemática aplicação dos elementos de forma desconsiderada, através de estruturas que mantém
a traça anterior, concebidas em PVC, e com mecanismos modernos.
en
The “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias” are wooden structures on the facades that combine their
aesthetics with functionality, providing the control of lighting and ventilation of an interior compartment,
which relates to the expression of the architecture.
Although they are considered structures of an Arab culture, with the expansion of Islam and
consequently the dominion of the Muslim in Iberian Peninsula, “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias”
spread throughout portuguese territory, namely in Alfama and Mouraria. These neighborhoods are the
oldest areas of the city of Lisbon, with an urban network similar to the cities of North Africa, formed by
streets, alleys and dead ends, with opposing facades very close and without privacy.
It is proposed an approach that puts in confrontation the photographs of the Lisbon Municipal
Archives, which present the wooden structures in Alfama and Mouraria with current photographs,
resgisted out by the author under the same point of view. The analysis is based on representations of
ephemeral architecture in video documentaries and the dissemination of this particular characteristic of
the neighborhoods in postcards, magazines and engravings.
The “muxarabis”, “rótulas” and “gelosias” seem, in the first instance, to be historical structures;
however, through their study, it was verified that they appeared in the Estado Novo period, becoming a
visual vice, an image that is formed by an issue of interest. On the other hand, these neighborhoods
nowadays show big tourist promotion. This conjuncture, provided a systematic application of the
elements in a disregarded way, through structures that maintain the former, designed in PVC, and with
modern mechanisms.