Título
A proposta de valor e a extensão de marca: caso pedagógico Time Out Market
Autor
Oliveira, Julia Mercante de
Resumo
pt
O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes
complementares: a análise de uma situação empresarial real e a sua utilização enquanto objeto de
estudo sobre um tema de Marketing.
Por um lado, apresenta-se um caso empresarial real (a expansão da oferta de serviços do Time
Out) e a apresentação de três novas propostas de possível extensão. O tema de Marketing em foco
é a extensão da marca (através da expansão da proposta de valor). Adicionalmente, propõe-se a
utilização da metodologia Business Model Canvas.
Tendo fns pedagógicos, o caso pretende potenciar a aprendizagem de metodologias e instrumentos
de gestão que apoiem a decisão. Para este efeito, alguns dados foram adaptados. Refra-se que
para a recolha de informação, além das fontes referidas, foram efetuadas duas entrevistas (por
e-mail) a gestores da Time Out (reproduzidas nos anexos 3 e 6)
Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/Marketing/
Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas,
de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em
ambiente de formação profssional.
No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo
a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi desenvolvida a nota pedagógica,
com uma proposta de resolução e uma sugestão de animação em sala.
Registe-se que estas propostas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou
deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais efcaz, face aos seus objetivos e à realidade
que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta.
Importa referir a atratividade da empresa - Time Out Market - face à sua atualidade, inovação e ao
reconhecido êxito da marca; bem como a pertinência da metodologia aplicada - Business Model
Canvas - devido à sua crescente utilização no meio empresarial e ainda à sua pouca utilização nas
salas de aula.
Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a difusão
do conhecimento sobre a extensão de marca, ao mesmo tempo que permite treinar a aplicação do
Business Model Canvas.
Por fm, para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento efcaz de ensino, que
permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.
en
The present work is a business pedagogical case and it presents two complementary aspects: the
analysis of a real business situation and it use as an object of study of a Marketing theme.
It presents a real business case (the extension of Time Out services offer) and the presentation
of three new proposals of possible extension. The marketing theme focus is the brand extension
(through the value proposition expansion). Additionally, it is proposed to use the Business Model
Canvas.
Having pedagogical purposes, the case intends to enhance the learning of methodologies and
management tools that support the decision. For this purpose, some case data have been adapted.
It should be noted that for the collection of information, in addition to the mentioned sources, two
interviews were conducted (by e-mail) to Time Out managers (reproduced in appendixes 3 and 6)
The fnal recipients of this work are graduation students in Management / Marketing /
Communication or trainees as well as managers of companies with responsibility in the same
areas, according to the scope of their use in curricular units of universities or in a professional
training environment.
However, its frst recipients are professors and trainers who will have available this pedagogical
case for application in classroom. It is for them that the pedagogical note was developed, with the
resolution proposal and an animation suggestion for classroom.
Notice that the proposed resolutions are merely indicative. Each professor / trainer can (or should)
adapt the present proposal, making it more effective, in view of its objectives and the reality that
each group of students / trainees presents to it.
It is important to mention the attractiveness of the theme - Time Out Market - regarding the brand
current status, innovation and the acknowledge success; as well the pertinence of the applied
methodology - Business Model Canvas - due to its increasing use in the business environment and
its low use in classrooms.
This case study intends, at a Business Management level, to be a valid contribution to disseminate
knowledge about brand extension, at the same time that allows to train the application of the
Business Model Canvas.
Lastly, for Pedagogy, it is intended to provide the market with an effective teaching instrument,
which allows the exercise of decision-making, in a consistent and structured way, in the proposed
theme.