Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Modelo de negócio: Museu da Associação de Futebol de Lisboa

Autor
Santos, Bárbara Madureira
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um modelo de negócio (MN) segundo o Business Model Canvas (BMC), este será focado em três parâmetros: proposta de valor, segmento de clientes e recursos principais. A proposta de valor será elaborada através do Product Canvas. Atualmente, o futebol é o maior fenómeno humano e social na sociedade, a paixão de milhões. Este MN visa a dinamização do novo Museu da Associação de Futebol de Lisboa, uma entidade centenária, cheia de história e instituidora deste fenómeno em Portugal. Realizei o enquadramento teórico dos museus desportivos, o seu contexto histórico e social. Explorei as várias definições de modelo de negócio, defini a relação entre produto serviço e a criação de experiência. A recolha de informação foi realizada através de duas entrevistas aos responsáveis atuais do Museu, em que são abordados os blocos que têm por base o desenvolvimento do MN. Efetuei a análise do mercado, com o objetivo de compreender o contexto externo de modo a desenvolver um serviço diferenciador. Criei e desenvolvi proto-personas tendo em conta o conhecimento empírico do objeto de estudo e a análise das entrevistas exploratórias. Este projeto-tese veio preencher uma lacuna que existe na Associação de Futebol de Lisboa. Futuramente, a realização de um estudo de públicos irá auxiliar a definição de personas, que irá otimizar a experiência oferecida pelo museu aos seus públicos-alvo.
en
The present work aims primarily at the development of a business model (BM), according to the Business Model Canvas (BMC). It will be centred around three parameters: value proposition, customer segments and key resources. The value proposition will be implemented through Product Canvas. Nowadays, football is the ultimate human and social phenomenon in society, the passion of millions. This BM aims to promote the new Lisbon Football Association Museum, a century-old entity, full of history and the pioneer of this phenomenon in Portugal. I carried out the theoretical framework of sports museums and their historical and social context. I explored the various Business Model definitions and defined the relationship between product/service and the creation of experience. The collection of information is carried out through two interviews with the Museum's current managers, in which the blocks that are based on the development of the BM are discussed. I carried out a market analysis, so as to understand the external context with the purpose of developing a differentiating service. I created and developed proto personas taking into consideration the empirical knowledge of the object of study and the analysis of exploratory interviews. This thesis project came to fill a gap that exists in the Lisbon Football Association. In the future, conducting an audience study will help define personas, which will optimize the experience offered by the museum to its target audiences.

Palavras-chave

Promotion
Business model
Value proposition
Proposta de valor
Modelos de negócio
Museus desportivos
Sports museums
Museu -- Museum
Associação de Futebol de Lisboa
Dinamização
Lisbon Football Association

Acesso

Acesso livre

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