Título
Comunicação digital no trabalho: média sociais empresariais e o uso do Slack
Autor
Migotto, Pedro Henrique
Resumo
pt
Tendo em conta a crescente presença dos média sociais empresariais, com diversas ferramentas deste
tipo prometendo deixar os fluxos de comunicação interna mais eficientes através do acesso mais rápido
aos colegas de trabalho e discussões mais pragmáticas, esta investigação pretende analisar os impactos
que o uso destas ferramentas pode ter na comunicação interna, algo que ainda não é claro. A partir do
caso do Slack, que se tornou a principal ferramenta no mercado após um rápido crescimento nos últimos
anos, pretende-se observar como os média sociais empresariais podem influenciar na partilha de
conhecimento, na socialização, no capital social, nas relações de poder e na eficiência da comunicação
interna. Após doze entrevistas qualitativas com funcionários de quatro empresas que utilizam o Slack
nas suas rotinas em Portugal e no Brasil, os resultados mostram que há uma clara percepção de que a
ferramenta torna a comunicação mais eficiente. Há um estímulo indireto no aumento da socialização
entre os colegas de trabalho, além de uma maior partilha de conhecimento nas equipes. Não se observa
mudanças visíveis nas relações de poder entre os funcionários e seus superiores, porém fica claro que o
Slack torna os colegas muito mais acessíveis e as discussões mais pragmáticas. O estudo mostra também
que, além de preencher uma lacuna na comunicação interna das empresas, há um grande potencial para
o crescimento e aprimoramento dos média sociais empresariais.
en
Given the increasing presence of enterprise social media, with several tools of such promising to make
internal communication flows more efficient through faster access to co-workers and more pragmatic
discussions, this research aims to analyse the impacts that the use of these tools may have in the internal
communication, something that is not yet clear. From the Slack case, which has become the main tool
in the market after a rapid growth in recent years, it is intended to observe how enterprise social media
may influence in the knowledge sharing, the socialization, the social capital, the relations of power and
the efficiency of internal communication. After twelve qualitative interviews with employees of four
companies that use Slack in their routines in Portugal and Brazil, the results show that there is a clear
perception that the tool makes communication more efficient. There is an indirect stimulus in the
increase of socialization among co-workers in addition to greater knowledge sharing within the teams.
No visible changes are observed in the power relations between employees and their superiors, but it is
clear that Slack does make colleagues much more accessible and the discussions more pragmatic. The
study also shows that, besides filling a gap in the internal communication of the companies, there is
great potential for the growth and improvement of enterprise social media.