Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Comunicação digital no trabalho: média sociais empresariais e o uso do Slack

Autor
Migotto, Pedro Henrique
Resumo
pt
Tendo em conta a crescente presença dos média sociais empresariais, com diversas ferramentas deste tipo prometendo deixar os fluxos de comunicação interna mais eficientes através do acesso mais rápido aos colegas de trabalho e discussões mais pragmáticas, esta investigação pretende analisar os impactos que o uso destas ferramentas pode ter na comunicação interna, algo que ainda não é claro. A partir do caso do Slack, que se tornou a principal ferramenta no mercado após um rápido crescimento nos últimos anos, pretende-se observar como os média sociais empresariais podem influenciar na partilha de conhecimento, na socialização, no capital social, nas relações de poder e na eficiência da comunicação interna. Após doze entrevistas qualitativas com funcionários de quatro empresas que utilizam o Slack nas suas rotinas em Portugal e no Brasil, os resultados mostram que há uma clara percepção de que a ferramenta torna a comunicação mais eficiente. Há um estímulo indireto no aumento da socialização entre os colegas de trabalho, além de uma maior partilha de conhecimento nas equipes. Não se observa mudanças visíveis nas relações de poder entre os funcionários e seus superiores, porém fica claro que o Slack torna os colegas muito mais acessíveis e as discussões mais pragmáticas. O estudo mostra também que, além de preencher uma lacuna na comunicação interna das empresas, há um grande potencial para o crescimento e aprimoramento dos média sociais empresariais.
en
Given the increasing presence of enterprise social media, with several tools of such promising to make internal communication flows more efficient through faster access to co-workers and more pragmatic discussions, this research aims to analyse the impacts that the use of these tools may have in the internal communication, something that is not yet clear. From the Slack case, which has become the main tool in the market after a rapid growth in recent years, it is intended to observe how enterprise social media may influence in the knowledge sharing, the socialization, the social capital, the relations of power and the efficiency of internal communication. After twelve qualitative interviews with employees of four companies that use Slack in their routines in Portugal and Brazil, the results show that there is a clear perception that the tool makes communication more efficient. There is an indirect stimulus in the increase of socialization among co-workers in addition to greater knowledge sharing within the teams. No visible changes are observed in the power relations between employees and their superiors, but it is clear that Slack does make colleagues much more accessible and the discussions more pragmatic. The study also shows that, besides filling a gap in the internal communication of the companies, there is great potential for the growth and improvement of enterprise social media.

Data

15-abr-2019

Palavras-chave

Conhecimento
Portugal
power
Participation
Social media
Brasil
Socialização
Socialization
Knowledge sharing
Sociologia da comunicação
Comunicação interativa
Comunicação empresarial

Acesso

Acesso livre

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