Título
Política de remunerações e arranjos contratuais: estudo em médias empresas
Autor
Pereira, Maria Inês Fonseca Marques
Resumo
pt
Este estudo visa contribuir para o debate da flexibilização do mercado de trabalho,
demonstrando evidência empírica na relação entre a política de remunerações e os arranjos
contratuais celebrados pelas entidades empregadoras, que culminam numa maior segmentação
do mercado.
O presente estudo utiliza os dados dos Quadros de Pessoal, uma fonte administrativa,
referente ao ano 2012, e submete a um teste empírico os argumentos da teoria da segmentação
em médias empresas em Portugal. Os resultados alcançados através da análise multivariada
apontam para a presença de três tipos de empresas, os quais se designaram por "Competitivo",
"Mercados Internos de Trabalho" e "Incentivo", de acordo com as suas características próprias.
As empresas do cluster "Competitivo" caracterizam-se por salários baixos, com utilização
acentuada de contratos flexíveis, empregando categorias vulneráveis de trabalhadores. As
empresas que pertencem ao cluster "Mercados Internos de Trabalho" apresentam um salário
hora acima da média do mercado de trabalho, revelando uma relação positiva entre a
antiguidade e este fator, todavia também engloba empresas que recorrem com frequência à
utilização de contratos flexíveis. Por último, as empresas do cluster "Incentivo" destacam-se
por apresentar salários e prestações regulares elevadas, revelando estar consideravelmente
acima do mercado de trabalho e não recorrendo com tanta frequência à utilização de contratos
flexíveis.
Os resultados obtidos revelam que existe uma segmentação no mercado de trabalho em
Portugal, mas este não é dual. Esta evidência corrobora os resultados obtidos para as grandes
empresas, revelando que não existem diferenças significativas entre empresas de média e
grande dimensão.
en
This study aims to contribute to the debate on labour market flexibilization,
demonstrating empirical evidence about the relation between the compensation policy and the
contractual arrangements, which culminate in a greater labour market segmentation.
This study uses data from Quadros de Pessoal, an administrative source, regarding the
year of 2012, and submits to an empirical test the arguments of the theory of segmentation in
medium-sized enterprises in Portugal. The results obtained through the multivariate analysis
point out to the presence of three types of enterprises, which are known as "Competitivo",
"Mercados Internos de Trabalho" and "Incentivo", according to their own characteristics. The
enterprises in the cluster "Competitivo" are characterized by low wages, with a marked use of
flexible contracts employing vulnerable categories of workers. The companies that belong to
the cluster "Mercados Internos de Trabalho" have an hourly wage above the labour market,
revealing a positive relation between the seniority and this factor however it also includes a
group of companies that frequently use flexible contracts. Finally, the companies in the cluster
"Incentivo" stand out for having high wages, as well as regular benefits, also revealing that they
are considerably above the labour market and do not appeal so often to the use of flexible
contracts.
Thereby, the results prove that there is a segmentation in the labour market in Portugal,
but this is not dual. This evidence is in line with the obtained results for large enterprises,
revealing that there are no considerable differences between medium and large enterprises.