Título
Strategic plan: Juiceologist
Autor
Almeida, Nuno Maria de Vilhena de Bettencourt Ribeiro de
Resumo
pt
A seguinte tese visa elaborar um plano estratégico de um novo conceito de café /
restaurante para implantar em Portugal, nomeadamente nas zonas cosmopolitas de Cascais /
Lisboa e Portugal, inspirado numa grande cadeia de cafés chamado Joe & The Juice com uma
particularidade bastante diferenciada de grandes multinacionais como Starbucks, Lavazza e a
Costa.
O Juiceologist não fornece apenas um espaço para se consumir os típicos produtos de
um café, esta ideia baseia-se em três serviços: em primeiro lugar o fornecimento de produtos
saudáveis, nomeadamente a especialidade de uma variedade de sumos naturais, prensados a
frio e categorizados por objetivos de saúde. Em segundo lugar o fornecimento de um espaço
de relaxamento, cultura, estudo, trabalho ou até reuniões e por último propõe dinamizar e
facilitar a integração de jovens que vem por motivos académicos num dos países considerados
como dos um melhores destinos para programas de Intercâmbio, Erasmus ou qualquer outro
programa de fundamento académico internacional.
Numa altura em que a economia Portuguesa iniciou lentamente a sua ascensão, entre
outros indicadores, favoráveis para o mercado de restauração e turismo, este negócio tem
bastante potencial para crescer e ter sucesso. Como qualquer plano estratégico, o texto
apresenta uma ampla análise de mercado, uma extensa e detalhada apresentação de ideia, uma
análise interna e de concorrência, uma análise estratégica, de implementação de estratégia, de
posicionamento e definição estratégica e finalmente uma conclusão.
en
The following dissertation aims to elaborate a strategic plan of a new concept of a
coffee shop, to implement in Portugal, particularly in the cosmopolitan areas of Cascais /
Lisbon and Portugal. The idea of a restaurant / café was inspired by a large chain of cafes
called Joe & The Juice with a very differentiated peculiarity of big multinationals like
Starbucks, Lavazza and Costa.
Juiceologist’ purpose is not only to provide a space to consume the typical products of
a café, but it the idea is based on three other services: firstly the supply of healthy products,
namely the specialty of a variety of natural, cold pressed juices, with categorized health
objectives. Secondly, the setting up of a space for relaxation, culture, study, work or even
meetings. Finally, the business proposes to facilitate the integration of students from abroad in
our country especially when considered to be the best destinations for exchange programs,
Erasmus or any other program of international academic foundation.
At a time when the Portuguese economy has slowly begun to rise, among other
favourable indicators for the catering market and tourism, this business has a lot of potential
to grow and succeed. Like any strategic plan, the text presents a broad market analysis, an
extensive and detailed presentation of idea, an internal and competition analysis, a strategic
analysis, an implementation of strategy plan, a strategic positioning plan, definition of
strategy and finally a conclusion