Título
A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional
Autor
Chagas, Vitória Santos
Resumo
pt
Em Portugal, a hotelaria apresenta-se como uma das componentes mais importantes do
turismo e continua a apresentar índices de crescimento.
Com as políticas económicas e sociais associadas à crescente globalização e ao
desenvolvimento sustentável, surge a relevância da temática da responsabilidade social das
organizações (RSO) como parte constituinte essencial do negócio de uma empresa.
As organizações confrontam-se com desafios e mudanças recorrentes, cuja adaptação
e sucesso dependem da cultura organizacional. Neste contexto, é essencial desenvolver uma
cultura que incite o compromisso dos colaboradores, de modo a que estes estejam mais
satisfeitos e envolvidos com a organização.
A presente investigação visa analisar a relação entre a perceção das práticas de
responsabilidade social e o compromisso afetivo, testando simultaneamente o efeito
moderador que os tipos de cultura organizacional (apoio, regras, objetivos e inovação) podem
exercer nessa relação.
Para tal, foi recolhida uma amostra de 183 participantes que laboram em unidades
hoteleiras, através de um questionário distribuído presencialmente.
Os principais resultados revelaram a perceção das práticas de responsabilidade social
promove um maior compromisso afetivo.
O presente estudo mostra que nem todos os tipos de cultura organizacional têm um
efeito moderador na relação responsabilidade social - compromisso. Somente a cultura de
regras modera, isto é, afeta a relação das práticas de RSO com o compromisso afetivo.
Assim, a presente dissertação constitui um contributo relevante para a literatura
existente sobre a relação entre a responsabilidade social e o compromisso afetivo e
demonstrar em que circunstâncias, esta relação pode ser fortalecida ou enfraquecida com a
presença de uma variável moderadora (cultura organizacional).
en
In Portugal, hospitality is one of the most important components of tourism and
continues to show growth rates.
With the economic and social policies related to increasing globalization and
sustainable development, the relevance of the subject of corporate social responsibility (CSR)
arises as an essential constituent of business.
Organizations face recurring challenges and changes, whose adaptation and success
depend on organizational culture. In this context, it is essential to develop an organizational
culture that encourages the commitment of employees so that they are more satisfied and
engaged with the organization.
The present research intends to analyze the relationship between the CSR perception
and the affective commitment, simultaneously testing the moderating effect that different
types of organizational culture (clan, hierarchy, market and adhocracy) can exert on this
relationship.
For this purpose, a sample of 183 participants who work in hotels was collected
through a questionnaire distributed in person.
The main results revealed that the perception of the CSR practices is positively related
to affective commitment.
However, the four types of organizational culture do not have a moderating effect on
the social responsibility practices - commitment relationship. Only the hierarchy culture
moderates the relationship of the perception of CSR practices with affective commitment.
Thus, this dissertation constitutes a relevant contribution to the existing literature on
the relationship between CSR and affective commitment and to demonstrate under what
circumstances this relationship can be strengthened or weakened by the presence of a
moderating variable (organizational culture).