Título
Case study: j'irai deguster chez vous, an activation of the experiential marketing strategy of castillon cotes de Bordeaux
Autor
Drouet, Manon Clémentine Jeanne
Resumo
pt
Num mercado muito competitivo, os destinos turísticos relacionados com o vinho e seus
intervenientes necessitam de alcançar uma vantagem diferenciadora na mente dos
consumidores para se destacar da concorrência.
Oferecer experiências extraordinárias ao consumidor parece ser um elemento-chave na estratégia
de organizações que desejam construir um relacionamento próximo com o consumidor e
aumentar rapidamente o reconhecimento da marca. Resta saber qual a melhor maneira de
envolver um consumidor por experiências únicas, prazerosas e memoráveis.
Este caso descreve o estado atual da indústria francesa de vinhos, dando o conhecimento
necessário ao leitor sobre o mesmo, sendo baseado em referenciais teóricos apresentados numa
revisão bibliográfica que introduz os principais conceitos de co-criação, comunicação e
envolvimento com o consumidor.
Enquanto o marketing tradicional se concentra no valor utilitário de um produto, o marketing
experiencial depende dos valores hedonistas que o consumidor procura. Este caso apresenta os
componentes do marketing experiencial que serão usados para resolver o problema. Além disso,
os alunos devem ser criativos para criar interações poderosas que levem ao envolvimento do
consumidor com a organização. Eles também irão precisar de compreender a envolvente
competitiva da região de Castillon-Côtes-de-Bordeaux e os instrumentos sobre os quais terão
que gerar recomendações, bem como realizar pesquisas adicionais e benchmarks.
Este estudo de caso permitirá que os alunos adquiram conhecimentos específicos sobre a
indústria do vinho e turismo em França, apliquem os principais conceitos de marketing
experiencial a uma situação empresarial concreta e a comunicar eficazmente de forma a
maximizar os resultados.
en
In a fierce market, wine tourism destinations and related actors need to instil a differential
advantage in consumers’ mind to stand out from the competition.
Offering extraordinary consumer experiences appears to be a key element in the strategy of
organizations that want to build a close relationship with consumer and quickly increase their
brand awareness. It remains to know how to engage a consumer in a unique, pleasurable and
memorable experience.
This Case outlines the current state of the French wine industry, giving the necessary knowledge
to the reader. This study is also based on theoretical frameworks presented in a literature review
that introduces the main concepts of co-creation, communication and consumer engagement.
To resolve this Case Study, students need to perform further research and benchmarks.
While traditional marketing focuses on the utilitarian value of a product, experiential marketing
relies on the hedonistic values the consumer seeks. This Case presents the components of
experiential marketing that will be used to solve the issue. Furthermore, students must be
creative to create powerful interactions that will lead to consumer engagement with the
organization. They also need to understand the environment in which Castillon-Côtes-deBordeaux evolves and what tools they can afford to provide relevant recommendations.
At the end, this Case Study will enable students to acquire specific knowledge about the wine
and tourism industry in France. They will apply the main concepts of experiential marketing to
a concrete business situation. Lastly, they will learn to communicate effectively to maximize
results.