Título
Are digital influencers ruining your business?: the effects of negative word-of-mouth endorsed by digital influencers on purchase intention
Autor
Paula, Ana Beatriz Ferreira
Resumo
pt
As empresas estão a ser confrontadas com o Marketing de Influência, que já comprovou
ser uma estratégia que faz chegar as mensagens das empresas a uma audiência maior, de
forma mais efetiva. Sendo um novo fenómeno, ainda há pouco conhecimento sobre as
implicações do boca-à-boca eletrónico, que os influenciadores digitais comunicam com
os seguidores. O boca-à-boca negativo é comum na atmosfera dos bloggers, onde estes
partilham as suas duras opiniões acerca de marcas ou produtos. O objetivo deste estudo
é analisar até que ponto isto afeta a intenção de compra. Os níveis de conexão com a
marca, credibilidade percebida e probabilidade de compra pré-boca-à-boca também
foram analisados, com o propósito de perceber se afetam a intenção de compra neste
contexto. 150 respondentes do sexo feminino responderam ao questionário. Foram
divididas em dois grupos, que receberam inputs positivos/negativos aleatoriamente.
Os resultados mostraram que o boca-à-boca negativo, comunicado por influenciadores
digitais, não tem um efeito significativo nem na intenção de compra dos consumidores,
nem na intenção de recomendação. Apesar disto, a conexão com a marca e a
probabilidade de compra pré-boca-à-boca mostraram-se relevantes em atenuar os efeitos
negativos. Já a credibilidade/reputação do influenciador digital percebida não mostrou
afetar esta relação.
As empresas poderão não ter de se preocupar tanto com a comunicação boca-à-boca
feita nas redes sociais – em vez disso, dever-se-ão focar em promover comunicação
boca-à-boca positiva. Deve-se prestar atenção àquilo que os influenciadores digitais
dizem nas redes sociais acerca das suas marcas.
en
Companies are being faced with the rise of influencer marketing, which has been
proved to deliver companies’ messages to a wider audience in an effective manner.
Being a new phenomenon, there is still little knowledge about the implications of the
electronic word-of-mouth that digital influencers engage in with their followers.
Negative word-of-mouth is common on the blogger atmosphere, as bloggers are telling
their harsh opinions on brands or products they dislike. The purpose of this study is to
analyze the extent to which this negative word-of-mouth affects consumers’ purchase
intention. Self-brand connection, bloggers’ perceived credibility and pre-word-of-mouth
purchase probability levels were also analyzed with the purpose of understanding
whether they affect purchase intention in this context. 150 female respondents answered
a questionnaire in the form of an experiment. They were divided in two groups, where
one was faced with positive word-of-mouth inputs and the other was faced with
negative word-of-mouth inputs.
The results showed that negative word-of-mouth endorsed by digital influencers doesn’t
have a significant effect neither on consumers’ purchase nor recommendation intention.
Despite this, high self-brand connection levels turned out to be relevant in diminishing
the effects of the negative endorsement, as well as pre-word-of-mouth purchase
probability levels. High perceived credibility of the digital influencer levels did not turn
out to be relevant in diminishing such effects.
Hence, companies might not need to worry as much with negative word-of-mouth
communications on social media, and should instead focus on fostering positive wordof-mouth communications. Likewise, companies should pay close attention to what
digital influencers are saying about their products or brands.