Título
O jornalismo de música extrema em Portugal: estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultraje
Autor
Rodrigues, Carolina Luísa dos Santos Ribeiro
Resumo
pt
A imprensa de música extrema é uma área vasta que pode ser estuda
transdisciplinarmente. Apesar das possibilidades académicas, há pouquíssimos trabalhos
científicos em português. Esta dissertação almeja mudar um pouco o cenário,
concentrando-se na media especializada em música extrema em Portugal, nos casos da
revista Loud e Ultraje e, tendo como universo suplementar, as webzines Loudness
Magazine, Metal Imperium, Portuguese Distortion, Songs for the Deaf Radio, e a revista
digital World of Metal.
Partindo-se da pergunta "como funciona a imprensa especializada em música
extrema em Portugal?", pretendeu-se compreender de uma maneira holística de que
forma se estrutura este nicho editorial, a longevidade e funções deste tipo de media em
relação ao nicho que representa. Adicionalmente, procurou-se caracterizar a posição do
fã dentro desta atividade e como este se relaciona com os agentes dentro cena.
Para tal, numa fase inicial, estudaram-se os elementos definidores desta música,
seguida de um enquadramento teórico da cena de música extrema portuguesa. Na
segunda fase, examinou-se a história das revistas físicas e zines em Portugal e como a
conjuntura evoluiu para a criação da Loud e da Ultraje, recorrendo-se à análise de
conteúdo qualitativa e entrevistas exploratórias e semiestruturadas com os agentes que
são fulcrais para este trabalho: os escritores das revistas e zines.
Assim, concluiu-se que a aposta em conteúdos originais e na publicidade direcionada
é essencial para a sustentação da imprensa que, dentro da cena, funciona com base rede
de comunicação que opera paralelamente com o mercado adjacente onde há uma troca
de informação-divulgação.
en
The extreme music press comprehends a vast area which can be studied
transdisciplinary. Notwithstanding its academic possibilities, there are scarce scientific
works in Portuguese. This dissertation aims to change the scenario, even if slightly,
focusing on the specialized media in extreme music in Portugal, concretely the cases of
Loud and Ultraje magazines, and as supplemental universe, the Loudness Magazine,
Metal Imperium, Portuguese Distortion, SFTD Radio webzines and the digital
publication World of Metal.
Bearing in mind the research question "how does the specialized press in extreme
music work in Portugal?", the author intends to understand in a holistic manner the way
it is structured, its longevity and the functions this type of media has related to the niche
it represents. Additionally, it seeks to characterize the fans positions inside this activity
and how does it relate with its agents.
To achieve these targets, the music defining elements were studied, followed by a
theoretical framework of the Portuguese extreme music scene. Subsequently, it was
examined how the history of magazines and zines in Portugal evolved to conjuncture
which allowed the Loud and Ultraje creation, using qualitative content analysis and
exploratory and semi-structured interviews with the agents – the magazines and zines
writers - which are crucial for this dissertation.
In conclusion, the investment in original contents and directed publicity are essential
for the media sustainability which functions based on a communication network inside
the scene. Likewise, it also operates parallelly with the adjacent market where there is a
constant exchange of information-divulgation.