Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O jornalismo de música extrema em Portugal: estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultraje

Autor
Rodrigues, Carolina Luísa dos Santos Ribeiro
Resumo
pt
A imprensa de música extrema é uma área vasta que pode ser estuda transdisciplinarmente. Apesar das possibilidades académicas, há pouquíssimos trabalhos científicos em português. Esta dissertação almeja mudar um pouco o cenário, concentrando-se na media especializada em música extrema em Portugal, nos casos da revista Loud e Ultraje e, tendo como universo suplementar, as webzines Loudness Magazine, Metal Imperium, Portuguese Distortion, Songs for the Deaf Radio, e a revista digital World of Metal. Partindo-se da pergunta "como funciona a imprensa especializada em música extrema em Portugal?", pretendeu-se compreender de uma maneira holística de que forma se estrutura este nicho editorial, a longevidade e funções deste tipo de media em relação ao nicho que representa. Adicionalmente, procurou-se caracterizar a posição do fã dentro desta atividade e como este se relaciona com os agentes dentro cena. Para tal, numa fase inicial, estudaram-se os elementos definidores desta música, seguida de um enquadramento teórico da cena de música extrema portuguesa. Na segunda fase, examinou-se a história das revistas físicas e zines em Portugal e como a conjuntura evoluiu para a criação da Loud e da Ultraje, recorrendo-se à análise de conteúdo qualitativa e entrevistas exploratórias e semiestruturadas com os agentes que são fulcrais para este trabalho: os escritores das revistas e zines. Assim, concluiu-se que a aposta em conteúdos originais e na publicidade direcionada é essencial para a sustentação da imprensa que, dentro da cena, funciona com base rede de comunicação que opera paralelamente com o mercado adjacente onde há uma troca de informação-divulgação.
en
The extreme music press comprehends a vast area which can be studied transdisciplinary. Notwithstanding its academic possibilities, there are scarce scientific works in Portuguese. This dissertation aims to change the scenario, even if slightly, focusing on the specialized media in extreme music in Portugal, concretely the cases of Loud and Ultraje magazines, and as supplemental universe, the Loudness Magazine, Metal Imperium, Portuguese Distortion, SFTD Radio webzines and the digital publication World of Metal. Bearing in mind the research question "how does the specialized press in extreme music work in Portugal?", the author intends to understand in a holistic manner the way it is structured, its longevity and the functions this type of media has related to the niche it represents. Additionally, it seeks to characterize the fans positions inside this activity and how does it relate with its agents. To achieve these targets, the music defining elements were studied, followed by a theoretical framework of the Portuguese extreme music scene. Subsequently, it was examined how the history of magazines and zines in Portugal evolved to conjuncture which allowed the Loud and Ultraje creation, using qualitative content analysis and exploratory and semi-structured interviews with the agents – the magazines and zines writers - which are crucial for this dissertation. In conclusion, the investment in original contents and directed publicity are essential for the media sustainability which functions based on a communication network inside the scene. Likewise, it also operates parallelly with the adjacent market where there is a constant exchange of information-divulgation.

Data

24-jun-2019

Palavras-chave

Portugal
Media
Music
Jornalismo
Journalism
Imprensa
Subculture
Linguagem
Magazines
Rede de comunicação
Música rock
Scene
Extreme music
Zines

Acesso

Acesso livre

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