Título
Two sides of the same industry: an analysis of the relationship between hotels and online travel agencies
Autor
Bollette, Maxime
Resumo
pt
Hoje em dia, marcas como Booking.com, Expedia e Airbnb são conhecidas por grande parte da
população. Quando alguém pretende fazer uma reserva de acomodação, a tendência é optar por
reservar através de um intermediário, sendo mais conhecido no léxico do turismo como Online
Travel Agency ou OTA. No entanto, não é verdadeiramente percetível a influência que as OTAs
exercem sobre os hotéis- que são a sua principal força, nem é conhecido os impactos nos
consumidores. Esta tese académica pretende, assim, definir o âmbito de influência que as OTAs
têm sobre os canais de reserva da indústria hoteleira e o seu impacto nos consumidores.
Ainda que, os ramos das OTAs abrangem todo o mundo, de forma a reduzir o âmbito da
pesquisa, o foco desta dissertação apenas se debruçará sobre a sua influência no mercado belga.
Esta tese académica começa por analisar o contexto das OTAs, apresentando os modelos de
negócios das OTAs, os seus prós e contras, e o que é expectável no futuro acerca desta
matéria. Será ainda analisado os diferentes tipos de OTAs e negócios relacionados, propondo
ainda uma explicção de como impactam o consumidor. Em seguida, é apresentada uma visão
geral da indústria da hotelaria na Bélgica, entre 2007 a 2017. Incluindo ainda, uma análise
sobre as mudanças na legislação na União Europeia, assim como o seu impacto nos hotéis e
OTAs. Seguidamente, é apresentada uma pesquisa quantitativa sobre os consumidores belgas,
desde a forma como reservam acomodações e serviços relacionados e as suas expectativas.
Por fim, é apresentado entrevistas qualitativas com gerentes de hotéis de modo a completar o
estudo, explicando como os OTAs influenciam os hotéis e como os gerentes de hotéis lidam
com esse relacionamento.
en
Nowadays most people know brands like Booking.com, Expedia and Airbnb. When someone
wants to book an accommodation, they usually book through an intermediary, known as Online
Travel Agency or OTA. However, it is not well-understood what is the true influence that OTAs
have on hotels, the core strength of their business, nor is it known what the impacts are on
consumers. This dissertation tries to define the scope of influence that they have over hotels’
booking channels and the impact on consumers. Since OTAs’ ramifications span the entire
world, this paper only defines their influence in Belgium, so as to reduce the scope of this
research.
This academic paper starts with an analysis of the background of OTAs. Then gives an
explanation of OTA business models, pros and cons and what can be expected in the future.
The analysis of different types of OTA or related businesses offers an understanding as to how
they impact consumers. Next, an overview of the hospitality industry in Belgium is provided
with data from 2007 to 2017. Changes in legislation throughout the European Union which are
relevant to the subject are explained and the impacts on hotels and OTAs are analysed. After
that, a quantitative survey about Belgian consumers is presented, from the way they book
accommodations to what services they expect. Lastly, qualitative interviews with hotel
managers complete the study. They provide an understanding as to how OTAs influence hotels
and how hotel managers cope with this relationship.