Título
Business plan for the internationalization of a Portuguese footwear company to China: Josefinas
Autor
Ribeiro, Luciana Martins
Resumo
pt
Nos últimos anos, o calçado Português tem apresentado uma tendência de
crescimento que se deveu, em parte, ao rejuvenescimento do setor, permitindo melhorar
não só a qualidade do calçado produzido, mas também o investimento em modelos mais
apelativos. Estas alterações fazem do calçado português um sucesso além-fronteiras, sem
precedentes.
Josefinas, uma empresa de calçado português, tem o desejo de internacionalizar o
seu negócio e de partilhar com o mundo, e em especial com o mercado chinês, a arte dos
artesãos portugueses de calçado.
Este projeto de internacionalização tem como principal objetivo criar um plano de
negócio que permita à empresa internacionalizar-se para a China. Depois da abertura de
uma loja física em Nova Iorque, nos EUA, e de ganhar visibilidade no mercado
americano, a companhia quer agora aumentar a sua quota de mercado na China. Neste
mercado, as Josefinas têm como target mulheres cosmopolitas, fashion e que procuram
calçado único e personalizado.
Este plano de negócio vai permitir perceber as oportunidades de mercado existentes
para as Josefinas e explorar a estratégia de implementação e desenvolvimento. A
estratégia de implementação está focada no marketing mix da empresa e nas alterações
necessárias aos seus processos e operações para permitir que a internacionalização seja
possível. Todas as alterações necessárias foram avaliadas na análise financeira da
companhia.
en
In the last years, Portuguese footwear presents a growth tendency due to the
reinvigoration of the sector that permitted to improve not only the footwear quality but
also the investment in stylish models. These changes allowed Portuguese footwear to be
more than ever a success across borders.
Josefinas, a Portuguese footwear company, has the desire to internationalize its
business and to share with the world, and specifically with the Chinese market, the art of
the Portuguese footwear artisans.
This internationalization project has the main objective to create a business plan that
will enable Josefinas to internationalize to China. After opening a physical store in New
York, USA, and gained visibility in the American market, the company wants now to
gain market share in China. There, the company is looking for cosmopolitan and fashionconscious women with the desire of unique footwear.
This business plan will allow to understand the existing market opportunities for
Josefinas in China, and the proposed approach in the development and implementation
strategy. In the implementation plan, the emphasis in on the marketing mix, and in the
necessary changes in the company’s processes and operations that will allow this
internationalization to happen. All the necessary changes will be evaluated in the
company financials analysis.