Título
Business plan: Boutique 0
Autor
Carmo, António Serrenho do
Resumo
pt
Este projeto consiste na elaboração de um plano de negócios para o lançamento da empresa
"BOUTIQUE 0", um negócio online de venda de stocks de produtores e marcas portuguesas a
baixo preço. "BOUTIQUE 0" pretende trazer o mercado de moda outlet portuguesa para o online,
apresentando aos produtores e marcas portuguesas, uma solução que lhes permita escoar os seus
stocks durante todo o ano sem estarem dependentes dos pontuais stock markets e proporcionando
aos consumidores a oportunidade de comprar produtos produtos portugueses de elevada qualidade
a preços baixos.
O objetivo deste plano de negócios é analisar a viabilidade e estratégia de implementação da
"BOUTIQUE 0", elaborando um plano de lançamento deste novo negócio, incluindo considerações
estratégicas, de marketing, tecnológicas, organizacionais e financeiras. Para dar suporte a este
plano de negócios, foi realizada a revisão de literatura de conceitos chave como Comércio
Eletrónico, Planos de Negócio e o Modelo Logístico de Dropshipping. Para além disso, como base
à análise de oportunidades e dificuldades neste mercado e decisão da estratégia de implementação,
foi efetuada uma análise aprofundada do mercado de moda online em Portugal, da concorrência
online de moda outlet e melhores práticas, soluções tecnológicas e possíveis parceiros, entre outros.
Após esta análise e reflexão, foi definida a estratégia de implementação e no final, uma avaliação
financeira para comprovar a viabilidade do projeto.
en
This project consists in the development of a business plan to launch "BOUTIQUE 0", an ecommerce outlet dropship business that helps Portuguese fashion manufacturers destocking, by
selling Portuguese designs and brands at discount prices. "BOUTIQUE 0" aims to digitalize the
Portuguese fashion outlet market’s landscape, giving Portuguese manufacturers and brands access
to an all year long solution to sell their held stocks, and provide buyers the chance of accessing
high quality fashion products from Portuguese manufacturers at low prices.
The main objective of this project is to assess the viability and implementation strategy of
"BOUTIQUE 0", defining a plan to bring this new business to market, including strategic,
marketing, technological, organizational and financial considerations. To support this business
plan, a literature review on E-commerce, Business Plans and Dropship Logistic Models was
conducted. Also, to analyze the opportunities and difficulties of this market and decide on the
implementation strategy of "BOUTIQUE 0", a deep research was carried out on the fashion ecommerce market in Portugal, the online outlet competition and best practices, technologic
solutions and possible partners, amongst others. Following this research and reflection, the
implementation policies were defined, and, in the end, a financial evaluation was developed to
conclude on the viability of this project.