Título
Understanding the receptivity of users towards a marketing campaign on Tinder
Autor
Mealha, Marta Casaca
Resumo
pt
Num mundo impulsionado pelas redes sociais, os marketers alteraram o seu
foco para o marketing digital. Consequentemente, a quantidade exaustiva de publicidade
nas redes sociais mais bem-sucedidas começa a causar fatiga aos seus usuários, portanto
a necessidade de criar anúncios únicos tem sido um fator importante de sucesso quando
se trata de planeamento de marketing. Neste estudo, a rede social Tinder, que detém cerca
de 300 milhões de usuários globalmente, foi testada como uma possível ferramenta de
marketing para publicidade digital – de modo evitar a publicidade em massa presente nas
redes sociais mais populares. Este estudo pretende analisar a recetividade dos utilizadores
do Tinder perante uma campanha de marketing a promover uma loja de roupa online em
Portugal. Um total de 411 reações foram obtidas e colocadas sob análise de mineração de
texto para calcular cada reação numa escala de sentimentos. Os resultados apresentam
uma grande aceitação em relação à campanha de marketing na aplicação, um incentivo
para os marketers refletirem além das redes sociais mais óbvias quando se trata de
estratégias de marketing.
en
In a world driven by Social Media, marketers have shifted their focus to digital
marketing. Consequently, the exhaustive amount of advertising on the most successful
Social Media networks has been caused fatigue to its users, and therefore, the need to
create unique advertising has been a major key success factor when it comes to marketing
planning. In this study, the Social Media app Tinder, holding around 300 million of users
worldwide, was tested as a possible marketing tool for digital advertising – to avoid the
mass advertising present on the most popular social networks. This study aims to analyze
Tinder users’ responsiveness towards a marketing campaign promoting a Portuguese
clothing website. A total of 411 users’ reactions were obtained and put under text mining
analysis to calculate each reaction on a sentiment scale. The results showed a large
acceptability towards the clothing website marketing campaign on the app, an
encouragement to marketers to think ahead of the most obvious Social Media platforms
when it comes to marketing strategies.