Título
The effects of virtual shoe store on consumer engagement and behavioral intention through telepresence, emotional and cognitive state: exploring two background music beat
Autor
Crespo, Maria Felício
Resumo
pt
Existe uma realidade cada vez mais presente na vida dos consumidores. A possibilidade
de poder fazer as compras em casa é muito mais favorável em relação à necessidade de
deslocação para o fazer. Assim, esta realidade é uma questão que interessa ser estudada.
Desta forma é fácil afirmar que o Compromisso (Consumer engagement) e a Intenção de
compra (Behavioral intention) são fatores atraentes quando se fala numa Loja Virtual.
Com a falta de estudos empíricos na relação entre os dois constructos e outros possíveis,
esta dissertação analisa os conceitos de Compromisso e Intenção de compra na Loja
Virtual. Especificamente, os antecedentes que os afetam na presença de duas músicas
distintas, uma mexida (“Easy”) e uma calma (“Snowflake Sonata”). Analisa o efeito
mediador dos construtos Emoções e Telepresença na relação entre o Atmosférico e o
Compromisso/Intenção de compra. E analisa o efeito moderador da música (“Easy” e
“Snowflake Sonata”) em todas as variáveis consideradas (Atmosférico, Emoções,
Telepresença, Compromisso e Intenção de compra).
Os resultados mostram que todos os antecedentes influenciam um dos constructos.
Especificamente, o Atmosférico, as Emoções e a Telepresença explicam o Compromisso
e a Intenção de compra. Também é possível observar que a variável mediadora que mais
explica a relação entre outras duas é o Prazer. Por fim, conclui-se que a diferença musical
afeta maioritariamente o Atmosférico, mais concretamente o Ambiente.
en
There is an increasingly present reality in the lives of consumers. The possibility of
making purchases at home is much more favorable in relation to the need to move to do
it. Thus, this reality is an issue that should be studied.
In this way it is easy to claim that Consumer Engagement and Behavioral Intention are
attractive factors when talking about a Virtual Store. With the lack of empirical studies
on the relationship between the two constructs and other possible ones, this dissertation
analyzes the concepts of Consumer engagement and Behavioral intention in the Virtual
Store. Specifically, the background that affects them in the presence of two distinct songs,
an upbeat ("Easy") and a calm ("Snowflake Sonata"). It analyzes the mediating effect of
the constructs Emotional and Cognitive States and Telepresence in the relationship
between the Atmospheric Cues and the Consumer Engagement/Behavioral Intention. And
it analyzes the moderating effect of the song ("Easy" and "Snowflake Sonata") in all
considered variables (Atmospheric cues, Emotional and cognitive states, Telepresence,
Consumer engagement and Behavioral intention).
The results show that all antecedents analyzed influence one of the constructs: Consumer
engagement and Behavioral intention. Specifically, Atmospheric cues, Emotional and
cognitive states and Telepresence explain Consumer engagement and Behavioral
intention. It is also possible to observe that the mediating variable that most explains the
relationship between other two is Pleasure. Finally, it is concluded that the musical
difference mainly affects the Atmospheric cues, more concretely the Environment.