Título
O controlo de gestão na retenção de talento
Autor
Nunes, Isabel Pinheiro
Resumo
pt
O avanço avassalador da indústria tecnológica tem alterado significativamente o mindset dos seus
atuais profissionais. O ambiente extremamente dinâmico reduziu a importância de conceitos e
técnicas tradicionais, razão pela qual o foco se alterou para o desenvolvimento de novos métodos
e ferramentas que auxiliem no controlo dos seus custos, e também para o seu pilar mais importante:
as pessoas. É necessário apostar em instrumentos que auxiliem no controlo de gestão no presente,
passado e futuro, que possuam não só indicadores financeiros, mas também não-financeiros, que
alinhem simultaneamente os objetivos operacionais e a visão estratégica da organização, e que
tenham em consideração todas as perspetivas que influenciam o seu desempenho. Atrair, reter e
motivar os seus colaboradores é fulcral, de modo a garantir um alto nível de satisfação e o alcance
dos seus objetivos estratégicos.
O presente projeto incide sobre um estudo de caso de uma empresa portuguesa do setor de
telecomunicações e tecnologia, com atividade maioritariamente ao nível internacional. Será
efetuada a sua análise interna no que diz respeito ao seu controlo de gestão, performance, avaliação,
desempenho e políticas de recursos humanos. Terá como objetivo o desenvolvimento de um
modelo de avaliação de performance e desempenho, de nome Balanced Scorecard, tanto ao nível
corporativo como departamental. Será ainda delineado um processo de gestão de avaliação e
desempenho e propostas políticas de retenção.
O projeto procurará demonstrar que o primeiro passo de alavancagem para o sucesso
organizacional deve ser o capital humano.
en
The overwhelming advance of the technology industry has changed the mindset of its current
professionals. The extremely dynamic environment has greatly reduced the importance of
traditional concepts and techniques, which is why the focus shifted to the development of new
methods and tools that help control costs and focus on the most important aspect: the people. It is
necessary to rely on tools that help in the management control of the past, present and future. They
must also not only have financial but also non-financial indicators, that align the operational
objectives with the strategic vision of the organization and that consider all the viewpoints that
influence its performance. Additionally, it is crucial to attract, retain and motivate its employees in
order to guarantee a high level of satisfaction and the achievement of their strategic objectives.
This project focuses on a case study of a Portuguese company, operating in the telecommunications
and technology sector, with activity mainly at an international level. Its internal analysis will be
carried out regarding its management control, performance, evaluation, performance and human
resources policies.
It will aim to develop a performance and performance evaluation model, called the Balanced
Scorecard, both at a corporate and departmental level. An evaluation and performance management
process will also be created, and retention policies will be proposed.
The project will help demonstrate that the first step in leveraging organizational success must be
human capital.