Título
The Search Engine Marketing strategy (SEM) in e-tourism: A case study of the French OTA (Online Travel Agency) Voyage Privé
Autor
Evrard, Laure Marguerite Suzanne
Resumo
pt
Com a crescente utilização da Internet, o sector do turismo desenvolveu-se muito. As Agências
de Viagens Online cresceram. Os consumidores passam por diferentes passos no seu processo
de decisão para a compra e reserva de um pacote turístico. Nesses passos, a visibilidade e
colocação cimeira do nome da agência é um factor crítico de sucesso.
De forma a atrair clientes e responder ás suas expectativas, a implementação da estratégia e
ferramentas SEM (Search Engine Marketing strategy) é fundamental para um website. As
opções das ferramentas e o seu uso adequado é fundamental para que a empresa online possa
aumentar a visibilidade em motores de busca como o Google search.
A presente tese visa analisar a importância do SEM, através de um estudo exploratório que
passa por duas fases. Primeiro, um estudo descritivo através de um questionário submetido a
consumidores, descrevendo os seus hábitos enquanto procedem a reservas online de viagens.
Depois, entrevistas em profundidade e recolha de informação para um estudo de caso de uma
empresa de viagens on-line, para a qual trabalho.
Pelo inquérito submetido a uma amostra de conveniência de consumidores, observou-se que
procuram em geral boas oportunidades (bons preços, elevada qualidade de produtos). Pelas
entrevistas em profundidade com os responsáveis da empresa francesa OTA (online travel
agency) "Voyage Privé", observou-se a importância atribuída às acções SEM, tais como colocar
animações, vídeos comerciais no webpage, comprar palavras chave afim de que tenha uma
visibilidade cimeira. Também a participação e visibilidade activa nas redes sociais.
en
With the arrival of the Internet, the tourism has taken a big step in its existence. Online Travel
Agencies have made their appearance. The customers have in general various steps throughout
their buying process. On these steps the visibility and the top position of the name of the travel
company is a key factor success.
In order to attract clients and respond to their expectations, to implement an SEM strategy
(Search Engine Marketing strategy) is one of the most important strategy for an online website
to adopt. In other words, it is a strategy that will show the company how to increase the website
visibility on web pages such as Google Search.
This thesis aims to analyse the importance of the SEM by an exploratory study that includes
two stages. First, by a survey to describe the consumer behaviour when booking online travel
reservations. Second, by deep interviews and information in order to analyse a case study of an
online travel agency, where I work.
From the survey submitted to a sample of consumers, it was observed that they are mostly
looking for good opportunities (good prices, high quality of product). From the deep interviews
to the managers of the French OTA (Online Travel Agency) Voyage Privé, it was observed the
importance of putting in action the SEM tools, such as commercial animations in the home
page, buy keywords so that the webpage will be in top results, or having a very active and
visible participation in the social media.