Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências e Tecnologias da Informação
Título

Percepção da cidadania digital: a importância dos telecentros como programas de inclusão digital para classes sociais desfavorecidas, em Belo Horizonte, Brasil

Autor
Haddad, Samir Rodrigues
Resumo
pt
Ser cidadão é ter direitos e deveres, é poder manifestar opinião, intervir e atuar, em nível civil, social e político, das mais diversas formas, e na elaboração de normas e padrões de convivência em sociedade. Para mitigar as desigualdades da participação cidadã, ampliadas pela sociedade em rede que privilegia quem domina as tecnologias e nela sabe se mover, algumas políticas públicas de inclusão digital têm sido implementadas em diversos países, mas pouco tem sido feito para avaliar as suas finalidades. Perceber a importância das políticas de inclusão digital e, em particular, do Programa Telecentros.br de Belo Horizonte (em Minas Gerais, Brasil), como promotor do exercício da cidadania digital para as classes sociais de baixa renda, é a questão central desta pesquisa científica, a que procuramos responder na sequência de três estudos, interligados. O primeiro, bibliográfico e documental, explora, em profundidade, os temas ou conceitos de Cidadania, Telecentros e Sociedade em Rede, e permitenos verificar as principais dimensões associadas a estas temáticas, confirmar a escassez de estudos relacionados com o tema central e, ainda, propor um primeiro framework para possível avaliação do Programa Telecentros.br. O segundo, igualmente de índole qualitativa, é um extenso estudo exploratório que se fundamenta na realização de grupo focal, em cinco Telecentros. Os dados obtidos são tratados por análise de conteúdo temática. O terceiro é inferencial e de índole quantitativa, com base num questionário por nós desenvolvido e disponibilizado online nos Telecentros de Belo Horizonte. Esse estudo envolveu 515 participantes e os dados obtidos foram tratados por meio de diferentes técnicas de análise estatística, de acordo com os objetivos propostos. Os resultados desses três estudos complementam-se e confirmam a importância dos Telecentros na promoção do exercício da cidadania, com base nas percepções dos participantes sobre as TIC, a Cidadania e o Telecentro que encontramos. Essas revelam-nos as dimensões centrais de cada um desses três temas estudados (e os indicadores que as integram), o que nos permite não só sistematizar algumas propostas de melhoria para o funcionamento dos Telecentros, como, igualmente, propor um conceito alargado de cidadania digital e, também, um modelo conceitual para a cidadania. Esperamos assim contribuir para as políticas de inclusão de digital e os programas que se lhe associam.
en
To be a citizen is to have rights and obligations, to be able to express opinions, intervene and act, at civil, social and political levels, in the most different ways, and to participate in the elaboration of norms and standards of coexistence in society. In order to mitigate the inequalities of citizen participation, amplified by the network society that favors those who master the technologies and know how to move within it, some public policies of digital inclusion have been implemented in several countries, but little has been done to evaluate their purposes. The importance of digital inclusion policies, and particularly of the Belo Horizonte Telecentre Program (in Minas Gerais, Brazil), as a promoter of the exercise of digital citizenship for low income social classes, is the central issue of this scientific research, to which we seek to respond the following three interrelated studies. The first, bibliographical and documentary, explores in depth the themes or concepts of Citizenship, Telecenters and Network Society, and allows us to verify the main dimensions associated with these subjects, to confirm the scarce studies related to the central theme and, also, to propose a first framework for possible evaluation of the Telecentre Program. The second, also qualitative in nature, is an extensive exploratory study that is based on a focus group that took place in five Telecenters. The data obtained are processed using thematic content analysis. The third is inferential and quantitative, based on an specific questionnaire developed for this research and made available online at the Belo Horizonte Telecenters. This study involved 515 participants and the data obtained were treated using different statistics analysis techniques, according to the proposed objectives. The results of these three studies are complementary and confirm the importance of Telecentres for promoting the exercise of citizenship, based on the participants' perceptions about ICT, Citizenship and Telecentre that were found. They reveal the central dimensions of each of the three studied themes (and the indicators that integrate them), which allow us not only to systematize proposals for improving the operation of Telecenters, but also to propose a broad concept of digital citizenship and a conceptual model for citizenship. Therefore, we hope to contribute to the digital inclusion policies and to the programs which are associated to them.

Data

22-ago-2019

Palavras-chave

Pobreza
Poverty
Cidadania
Citizenship
Network society
Information society
Sociedade da informação
Política pública
Digital inclusion
literacia digital
TIC - Tecnologias da informação e comunicação
Belo Horizonte - Brasil
Digital citizenship
Public social policies
Telecentre

Acesso

Acesso livre

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