Título
Percepção da cidadania digital: a importância dos telecentros como programas de inclusão digital para classes sociais desfavorecidas, em Belo Horizonte, Brasil
Autor
Haddad, Samir Rodrigues
Resumo
pt
Ser cidadão é ter direitos e deveres, é poder manifestar opinião, intervir e atuar, em nível civil, social e
político, das mais diversas formas, e na elaboração de normas e padrões de convivência em sociedade.
Para mitigar as desigualdades da participação cidadã, ampliadas pela sociedade em rede que privilegia
quem domina as tecnologias e nela sabe se mover, algumas políticas públicas de inclusão digital têm
sido implementadas em diversos países, mas pouco tem sido feito para avaliar as suas finalidades.
Perceber a importância das políticas de inclusão digital e, em particular, do Programa Telecentros.br
de Belo Horizonte (em Minas Gerais, Brasil), como promotor do exercício da cidadania digital para as
classes sociais de baixa renda, é a questão central desta pesquisa científica, a que procuramos
responder na sequência de três estudos, interligados. O primeiro, bibliográfico e documental, explora,
em profundidade, os temas ou conceitos de Cidadania, Telecentros e Sociedade em Rede, e permitenos verificar as principais dimensões associadas a estas temáticas, confirmar a escassez de estudos
relacionados com o tema central e, ainda, propor um primeiro framework para possível avaliação do
Programa Telecentros.br. O segundo, igualmente de índole qualitativa, é um extenso estudo
exploratório que se fundamenta na realização de grupo focal, em cinco Telecentros. Os dados obtidos
são tratados por análise de conteúdo temática. O terceiro é inferencial e de índole quantitativa, com
base num questionário por nós desenvolvido e disponibilizado online nos Telecentros de Belo
Horizonte. Esse estudo envolveu 515 participantes e os dados obtidos foram tratados por meio de
diferentes técnicas de análise estatística, de acordo com os objetivos propostos. Os resultados desses
três estudos complementam-se e confirmam a importância dos Telecentros na promoção do exercício
da cidadania, com base nas percepções dos participantes sobre as TIC, a Cidadania e o Telecentro
que encontramos. Essas revelam-nos as dimensões centrais de cada um desses três temas estudados
(e os indicadores que as integram), o que nos permite não só sistematizar algumas propostas de
melhoria para o funcionamento dos Telecentros, como, igualmente, propor um conceito alargado de
cidadania digital e, também, um modelo conceitual para a cidadania. Esperamos assim contribuir para
as políticas de inclusão de digital e os programas que se lhe associam.
en
To be a citizen is to have rights and obligations, to be able to express opinions, intervene and act, at
civil, social and political levels, in the most different ways, and to participate in the elaboration of norms
and standards of coexistence in society. In order to mitigate the inequalities of citizen participation,
amplified by the network society that favors those who master the technologies and know how to move
within it, some public policies of digital inclusion have been implemented in several countries, but little
has been done to evaluate their purposes. The importance of digital inclusion policies, and particularly
of the Belo Horizonte Telecentre Program (in Minas Gerais, Brazil), as a promoter of the exercise of
digital citizenship for low income social classes, is the central issue of this scientific research, to which
we seek to respond the following three interrelated studies. The first, bibliographical and documentary,
explores in depth the themes or concepts of Citizenship, Telecenters and Network Society, and allows
us to verify the main dimensions associated with these subjects, to confirm the scarce studies related
to the central theme and, also, to propose a first framework for possible evaluation of the Telecentre
Program. The second, also qualitative in nature, is an extensive exploratory study that is based on a
focus group that took place in five Telecenters. The data obtained are processed using thematic content
analysis. The third is inferential and quantitative, based on an specific questionnaire developed for this
research and made available online at the Belo Horizonte Telecenters. This study involved 515
participants and the data obtained were treated using different statistics analysis techniques, according
to the proposed objectives. The results of these three studies are complementary and confirm the
importance of Telecentres for promoting the exercise of citizenship, based on the participants'
perceptions about ICT, Citizenship and Telecentre that were found. They reveal the central dimensions
of each of the three studied themes (and the indicators that integrate them), which allow us not only to
systematize proposals for improving the operation of Telecenters, but also to propose a broad concept
of digital citizenship and a conceptual model for citizenship. Therefore, we hope to contribute to the
digital inclusion policies and to the programs which are associated to them.