Teses e dissertações

Doutoramento
Título

Uma abordagem motivacional da identidade organizacional: estudos em torno de uma antropomorfização

Autor
Reis, Arminda Godinho Rosa dos
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objetivo analisar o fenómeno da Identidade Organizacional (IO) na sua centralidade tautologicamente aceite e até agora inquestionada para proporcionar uma Abordagem Motivacional da Identidade Organizacional (AMIO) mediante os estudos efetuados em torno de uma antropomorfização. Para que serve a IO e qual é a sua função, entre outras questões. Este trabalho divide-se em duas partes e onze capítulos. A parte um, capítulo um a oito: abordámos conceitos e estado da arte numa perspetiva, cronológica e de análise dos atributos de base dimensional. Conceitos, algumas questões holográficas e ideográficas e tensões e dialéticas da IO. Visões paradoxais. Observámos quais as perspetivas existentes, problema e importância, o que vamos fazer e porquê. Efetuámos um ponto de situação do que se sabe sobre a IO, principais controvérsias e o que falta saber. Revisitámos a IO, e as questões recuperadas de Erikson para atender à IO. Explorámos o porquê de proposta de uma nova abordagem à IO, através da AMIO. Analisámos a contribuição da teoria da construção motivada da identidade individual. Dado que reunimos tudo para uma expansão da IO, observámos também, como ela tem sido medida e o que assumimos da teoria de Vignoles e colegas, para proporcionarmos esta nova abordagem e o que ela vem acrescentar ao nível organizacional. Na segunda parte, damos nota dos primeiros estudos empíricos efetuados. No primeiro estudo empírico, analisámos a proposição fundamental da AMIO, explorámos as relações entre a presença de cada um dos seis motivos da identidade e outras facetas da vida organizacional, através da análise multinível, entre outros recursos estatísticos. No segundo estudo empírico, validámos uma escala da perceção da identidade organizacional, com impacto especial na centralidade da IO. E por último apresentámos uma discussão e conclusão finais, para darmos conta do impacto da investigação efetuada em cada um dos estudos, limitações e propostas de investigação futura. Concluímos principalmente, que existem seis motivos da identidade organizacional: autoestima, continuidade, distintividade, significado, eficácia e pertença, que constituem a essência das organizações. E ainda, que a investigação futura pode usufruir do estudo isolado de cada um destes elementos determinantes para as organizações.
en
This dissertation aims to analyze the phenomenon of Organizational Identity (OI) in its tautologically accepted centrality until now unquestioned to provide a Motivational Approach to Organizational Identity (MAOI) through the studies carried out around an anthropomorphization. What is the purpose of OI and what is its function, among other issues. This work is divided into two parts and eleven chapters. Part one, chapters one to eight: deals with concepts and state of the art in a chronological perspective and analysis of dimensionalbased attributes. We observe some holographic and ideographic questions and tensions and dialectics of OI. Paradoxical visions. We looked at the existing perspectives, problem and importance, what we are going to do and why. Situation of what is known about OI, main controversies and what is still unknown. We revisited OI, and the questions recovered from Erikson to meet it. We explored the reasons for proposing a new approach to OI through MAOI. Analysis and contribution of motivated identity construction theory for organizational level. Since we have gathered everything for an expansion of OI, we also see how it has been measured and what we assume from the theory of Vignoles and colleagues, to provide this new approach and what it adds to the organizational level. In the second part we note the first empirical studies carried out. in the first empirical study we analyzed MAOI’s fundamental proposition, we explore the relations between the presence of each of the six identity motives and other facets of organizational life, through multilevel analysis, among other statistical resources. In the second empirical study, we validate a scale of the perception of the OI, with special impact for the centrality of the OI. Finally, we present a final discussion and conclusion for each study, in order to account for the impact of the research carried out, limitations and proposals for future research. We concluded mainly that there are six motives of organizational identity: self-esteem, continuity, distinctiveness, meaning, efficacy and belonging, which constitute the essence of organizations. Future research can benefit from the isolated study of each of these elements that are decisive for organizations.

Data

12-set-2019

Palavras-chave

Motivação
Desempenho organizacional
Organizational performance
Identificação organizacional
Satisfação no trabalho
Turnover intention
Job satisfaction
Identidade organizacional
Organizational identity
Identification
Antropomorfismo
Expanded model of organizational identity
Organizational identity motives
Motivational approach to organizational identity
Enactment
Organizational identity orientation

Acesso

Acesso livre

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