Título
Uma abordagem motivacional da identidade organizacional: estudos em torno de uma antropomorfização
Autor
Reis, Arminda Godinho Rosa dos
Resumo
pt
Esta dissertação tem como objetivo analisar o fenómeno da Identidade Organizacional (IO) na
sua centralidade tautologicamente aceite e até agora inquestionada para proporcionar uma
Abordagem Motivacional da Identidade Organizacional (AMIO) mediante os estudos
efetuados em torno de uma antropomorfização. Para que serve a IO e qual é a sua função,
entre outras questões. Este trabalho divide-se em duas partes e onze capítulos. A parte um,
capítulo um a oito: abordámos conceitos e estado da arte numa perspetiva, cronológica e de
análise dos atributos de base dimensional. Conceitos, algumas questões holográficas e
ideográficas e tensões e dialéticas da IO. Visões paradoxais. Observámos quais as perspetivas
existentes, problema e importância, o que vamos fazer e porquê. Efetuámos um ponto de
situação do que se sabe sobre a IO, principais controvérsias e o que falta saber. Revisitámos a
IO, e as questões recuperadas de Erikson para atender à IO. Explorámos o porquê de proposta
de uma nova abordagem à IO, através da AMIO. Analisámos a contribuição da teoria da
construção motivada da identidade individual. Dado que reunimos tudo para uma expansão da
IO, observámos também, como ela tem sido medida e o que assumimos da teoria de Vignoles
e colegas, para proporcionarmos esta nova abordagem e o que ela vem acrescentar ao nível
organizacional. Na segunda parte, damos nota dos primeiros estudos empíricos efetuados. No
primeiro estudo empírico, analisámos a proposição fundamental da AMIO, explorámos as
relações entre a presença de cada um dos seis motivos da identidade e outras facetas da vida
organizacional, através da análise multinível, entre outros recursos estatísticos. No segundo
estudo empírico, validámos uma escala da perceção da identidade organizacional, com
impacto especial na centralidade da IO. E por último apresentámos uma discussão e conclusão
finais, para darmos conta do impacto da investigação efetuada em cada um dos estudos,
limitações e propostas de investigação futura. Concluímos principalmente, que existem seis
motivos da identidade organizacional: autoestima, continuidade, distintividade, significado,
eficácia e pertença, que constituem a essência das organizações. E ainda, que a investigação
futura pode usufruir do estudo isolado de cada um destes elementos determinantes para as
organizações.
en
This dissertation aims to analyze the phenomenon of Organizational Identity (OI) in its
tautologically accepted centrality until now unquestioned to provide a Motivational Approach
to Organizational Identity (MAOI) through the studies carried out around an
anthropomorphization. What is the purpose of OI and what is its function, among other issues.
This work is divided into two parts and eleven chapters. Part one, chapters one to eight: deals
with concepts and state of the art in a chronological perspective and analysis of dimensionalbased attributes. We observe some holographic and ideographic questions and tensions and
dialectics of OI. Paradoxical visions. We looked at the existing perspectives, problem and
importance, what we are going to do and why. Situation of what is known about OI, main
controversies and what is still unknown. We revisited OI, and the questions recovered from
Erikson to meet it. We explored the reasons for proposing a new approach to OI through
MAOI. Analysis and contribution of motivated identity construction theory for organizational
level. Since we have gathered everything for an expansion of OI, we also see how it has been
measured and what we assume from the theory of Vignoles and colleagues, to provide this
new approach and what it adds to the organizational level. In the second part we note the first
empirical studies carried out. in the first empirical study we analyzed MAOI’s fundamental
proposition, we explore the relations between the presence of each of the six identity motives
and other facets of organizational life, through multilevel analysis, among other statistical
resources. In the second empirical study, we validate a scale of the perception of the OI, with
special impact for the centrality of the OI. Finally, we present a final discussion and
conclusion for each study, in order to account for the impact of the research carried out,
limitations and proposals for future research. We concluded mainly that there are six motives
of organizational identity: self-esteem, continuity, distinctiveness, meaning, efficacy and
belonging, which constitute the essence of organizations. Future research can benefit from the
isolated study of each of these elements that are decisive for organizations.