Título
Fusões organizacionais: o efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão
Autor
Martins, Mariana Sofia Mendes
Resumo
pt
Os últimos anos têm apresentado um aumento no volume de reestruturações
organizacionais (fusões e aquisições). Por isso, é de extrema importância estudarmos o
que afeta o apoio a uma fusão por parte dos trabalhadores, pois é um fator determinante
para o sucesso destes processos de mudança. O objetivo principal deste estudo foi
perceber quais são os fatores que conduzem ao apoio a uma fusão por parte dos
trabalhadores, quando esta é anunciada. Pretendemos testar se elementos de
indispensabilidade da organização pré-fusão (instrumentalidade para um resultado
supraordenado) na comunicação de uma fusão têm efeitos positivos no apoio à fusão,
como este efeito pode ser moderado pelo estatuto relativo da organização pré-fusão, e
de que forma as perceções de eficácia do líder que comunica a fusão, explicam o efeito
da indispensabilidade no apoio à fusão. Para tal, foi realizado um estudo experimental
(N=104), onde se manipulou indispensabilidade (alta indispensabilidade vs controlo) e
estatuto (alto vs baixo), tendo as condições experimentais sido distribuídas
aleatoriamente pelos participantes. Os resultados demostraram que, existiu um efeito
significativo da indispensabilidade funcional no apoio à fusão. No entanto revelou que,
o estatuto não moderou este efeito. Em relação ao facto de a eficácia do líder mediar o
efeito da indispensabilidade funcional no apoio à fusão, os resultados demonstraram que
a mediação acontece, mas apenas para uma das medidas de liderança usadas. Apesar de
alguns resultados não permitirem corroborar o que era expetável, permitiram fornecer
direções para estudos futuros. Nomeadamente, ao nível da comunicação de
indispensabilidade funcional no discurso do líder, aquando da transmissão da notícia de
uma fusão. Ou ainda, em relação à importância do papel que o psicólogo pode
desempenhar como potenciador da relação entre líderes e trabalhadores, podendo
fornecer pistas aos primeiros de como serem mais diretos, objetivos e eficazes na gestão
de um processo de mudança organizacional.
en
In the recent years we have seen an increase in the volume of organizational
restructuring (mergers and acquisitions). Therefore, it is extremely important to study
what affects support for a merger since it determines the success of these change
processes. The main objective of this study was to understand the factors that lead to the
support for a merger by the workers, when this is announced. We intend to test whether
elements of indispensability of the pre-merger organization (instrumentality for a
superordinate outcome) in the communication of a merger have positive effects on
merger support, how this may be moderated by the relative status of the pre-merger
organization, and how perceptions of leader ‘s effectiveness explain the effect of
indispensability on merger support. For that, an experimental study (N = 104) was
carried out, where indispensability (high indispensability vs. control) and status (high vs
low) were manipulated, and the experimental conditions were randomly distributed
among the participants. The results demonstrated that there was a significant effect of
the functional indispensability in the merger support. However, status did not moderate
this effect. Concerning the fact that the effectiveness of the leader mediates the effect of
functional indispensability in the support for the merger, the results demonstrated that
the mediation happens, but only for one of the measures of leadership used.
Although some results do not allow to corroborate what was expected, they
allowed to provide directions for future studies. Namely, at the level of communication
of functional indispensability in the speech of the leader when the news of a merger are
transmitted. Or, in relation to the importance of the role that the psychologists can play
as promoters of the relationship between leaders and workers, so this work can provide
clues to how to be more direct, objective and effective in managing a process of
organizational change.