Título
Sotaque percebido e estratégias de aculturação em estrangeiros dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e brasileiros a viverem em Portugal
Autor
Gama, Etiane Eunice Carvalho da
Resumo
pt
O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção do sotaque e as
preferências de aculturação (integração, assimilação, separação e marginalização).
Pretende-se, ainda, analisar em que medida a perceção de legitimidade da discriminação
face ao sotaque modera a relação entre a perceção do sotaque e as preferências de
aculturação. A amostra do estudo foi constituída por 82 participantes estrangeiros a residir
em Portugal, nacionais dos Países Africanos de Língua Portuguesa e do Brasil, com
idades entre 18 e os 49 anos. Os resultados permitem concluir existir uma relação entre a
perceção do sotaque e as preferências de aculturação moderada pela perceção de
legitimidade da discriminação. Especificamente, para os participantes com alta perceção
de legitimidade, níveis superiores de sotaque percebido estão associados a níveis
inferiores de separação, assimilação, níveis inferiores de marginalização e níveis
superiores de integração.
en
The present study aims to analyse the relationship between accent perception and
acculturation preferences (integration, assimilation, separation and marginalization). It is
also intended to analyse to what extent the perception of legitimacy of accent
discrimination moderates the relationship between accent perception and acculturation
preferences. The study sample consisted of 82 foreigners living in Portugal, nationals of
Portuguese-speaking African countries and Brazil, aged between 18 and 49 years. The
results allow to conclude that there is a relationship between the perception of accent and
the preferences of moderate acculturation by the perception of the legitimacy of
discrimination. Specifically, for participants with high perceived legitimacy of
discrimination, higher levels of perceived accent are associated with lower levels of
separation, assimilation, lower levels of marginalization, and higher levels of integration.