Título
Políticas públicas de educação: o papel dos diretores na redução da retenção precoce
Autor
Soares, Pedro Nuno Perdigão de Castro
Resumo
pt
Portugal regista o segundo pior registo dos países da OCDE relativamente à retenção precoce,
apenas ultrapassado pela Bélgica. Este problema dificulta o desenvolvimento social das
crianças, uma vez que a retenção precoce trás consigo efeitos que não podem nem devem ser
negligenciados. Muitas vezes, a retenção precoce acontece por falta de diagnóstico das
dificuldades de aprendizagem, ou por este diagnóstico ser já tardio.
No estudo das políticas públicas, ao longo das últimas décadas, tem sido frequente a
publicação de artigos que atribuem importância aos atores locais, e que confrontam a tipologia
de implementação top-down com a bottom-up. Em Portugal, a área da educação tem sido
pioneira no processo de descentralização, estando hoje muitas competências de política
educativa confiadas aos organismos de intervenção local.
Ao longo deste trabalho, foi analisado, através do estudo Aprender a Ler e Escrever em
Portugal, o papel do diretor escolar, figura criada pelo decreto-lei nº 75/2008, de 22 de abril, na
redução da retenção precoce.
Quando confrontadas 5 escolas que continuaram a ser escolas do insucesso durante os
anos em análise e 5 escolas que o deixaram de ser, vemos que a direção escolar desempenha
um papel determinante no percurso académico dos alunos, podendo tomar medidas e adotar
programas para que a melhoria dos resultados e uma convergência com a média da OCDE seja
uma realidade.
en
Portugal registers the second worst OECD registration in relation to early retention, only
surpassed by Belgium. This problem hinders the children social development because the
retention brings up on the society effects that cannot and should not be neglected. Very often
school retention occurs due to lack of diagnosis of learning difficulties, or because this
diagnosis is already late.
In the public policies study, over the last decades, articles have been written very often
showing the importance to the local actors, those who go against the typology of top-down
implementation with the bottom-up. In Portugal, the area of education has been a pioneer in the
decentralization process, and many educational policy competences are now given to local
intervention agencies.
Throughout this work, the role of the school director, figure created by decree law
number 75/2008, of April 22, was analysed through the study Learning to Read and Write in
Portugal, in the cutback of school retention.
When we compare 5 schools that carried on to be failure schools during the years under
review and 5 schools that no longer have this record, we see that school management plays an
important key role in the students’ academic career taking actions and adopting programs to
improve the results and a convergence with the OECD average becomes a reality.