Título
Estratégias de desenvolvimento profissional: estudo de caso
Autor
Quintino, Carla Luísa de Deus
Resumo
pt
O contexto organizacional caracteriza-se por uma crescente complexidade e acelerada mudança. Neste âmbito, as Pessoas são fundamentais para o sucesso e evolução organizacionais, assumindo grande importância o desenvolvimento das suas competências. Este trabalho tem por objeto de estudo estratégias de formação e desenvolvimento, fundamentais para a motivação e progressão dos colaboradores e simultaneamente para a competitividade organizacional. A organização em que se desenvolveu pretende reformular o processo formativo numa nova perspetiva, adequada aos atuais e futuros desafios do mercado de trabalho, baseando-se na gestão estratégica de pessoas e na gestão de competências, abandonando o modelo tradicional de oferta de ações de formação.
Recorreu-se ao método do estudo de caso e as técnicas de recolha de dados basearam-se na análise documental e em entrevistas semidiretivas.
Procurou caracterizar-se o ciclo formativo atual da organização e, seguidamente, apresentar-se propostas de reorganização/melhorias, nomeadamente através da criação de uma Academia de Formação baseada num modelo de competências e através de alterações na fase do levantamento de necessidades e na fase da avaliação da formação. Propôs-se ainda a reformulação das descrições de função para uma lógica de perfil profissional e o desenvolvimento de uma matriz de competências.
Pretendeu, assim, contribuir-se para a implementação de um modelo de formação englobado numa perspetiva de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e na gestão por competências, numa lógica de uma maior conexão da formação com a estratégia da organização e interligação do processo formativo com o sistema de avaliação de desempenho.
en
An increasing complexity and accelerated change mark the organizational context. People are vital for organizational success and evolution, and their reskilling and upskilling acquire great importance. This work has training and development strategies as its object of study. They are fundamental for employees’ motivation and progression and simultaneously for organizational competitiveness. The organization in which it was developed seeks to reformulate the training process in a new perspective, appropriate to the current and future challenges of the labor market, based on strategic people management and competencies management, discarding the training initiatives offer traditional model.
The case study method was used and data collection techniques were based on document analysis and semi-directive interviews.
It was intended to characterize the organization’s current formative cycle and then to present proposals for reorganization/improvements, namely through the implementation of a Corporate Academy based on a competencies model and through changes in the needs assessment phase and the training evaluation phase. The reformulation of job descriptions into a professional profile logic and the development of a competencies matrix was also proposed.
Thus, it was intended to contribute to the implementation of a training model encompassed in a Strategic Human Resources Management and management by competencies perspective, in a logic of a stronger connection of training with the organization's strategy and interconnection of the training process with the performance appraisal system.