Título
Emotional dissonance, emotional exhaustion and work-family conflict: A study of college teachers in China
Autor
Mengyuan Zhong
Resumo
pt
O objetivo do presente estudo é investigar a relação entre esgotamento emocional,
dissonância emocional e conflito trabalho-família de professores universitários na
China. Os dados deste relatório foram coletados através de questionários on-line (N =
330) e as respostas deste relatório foram principalmente componentes de professores
universitários do sul da China. Nós realizámos uma análise quantitativa dos dados da
pesquisa destes 330 professores universitários.
Os resultados obtidos indicam que: (1) A dissonância emocional o está correlacionada
positivamente com o esgotamento emocional; (2) A dissonância emocional está
positivamente correlacionada com o conflito entre trabalho e família; (3) Conflito
trabalho-família está positivamente correlacionado com o esgotamento emocional; (4)
O conflito entre trabalho e família medeia parcialmente a relação entre esgotamento
emocional e dissonância emocional.
en
The aim of the present research is to investigate the relationship among emotional
dissonance, emotional exhaustion, and work-family conflict of college teachers in
China. The data was collected through online questionnaires (N=330) and the
responses were mainly component of college teachers from southern China.We have
conducted a quantitative analysis of the survey data of 330 college teachers.
The results indicate that: (1) Emotional dissonance is positively correlated with
emotional exhaustion; (2) Emotional dissonance is positively correlated with
work-family conflict; (3) Work-family conflict is positively correlated with emotional
exhaustion; (4) Work-family conflict partially mediates the relationship between
emotional exhaustion and emotional dissonance.