Título
Knowledge diffusion at a major central European automotive supplier
Autor
Neves, Inês Silva
Resumo
pt
A difusão do conhecimento é um dos tópicos mais abordados pela economia moderna
para alcançar e sustentar a vantagem competitiva. Como o ambiente empresarial é mais instável
é fundamental que as organizações aprendam a lidar com as novas mudanças ambientais
introduzidas pela Indústria 4.0.
O objetivo deste projeto é avaliar no sponsor a adequação da difusão do seu
conhecimento mais valioso na implementação dos princípios e tecnologias da Indústria 4.0.
Esta difusão é implementada para melhorar os processos de comunicação e produção de forma
a melhorar a sua produtividade no setor automóvel.
Este projeto constitui um caso de estudo que foi abordado por um grupo da indústria
automóvel para promover a difusão do conhecimento, melhorar processos de partilha de
conhecimentos relevantes e a implementação da Indústria 4.0 entre os diversos stakeholders da
empresa. Os processos foram analisados e os dados recolhidos por observação, entrevistas nãoestruturadas
e focus groups.
Em relação aos desafios identificados, a abordagem escolhida foi desenvolver um canal
de comunicação para alinhar o conhecimento entre todas as partes interessadas. Para ligar os
dois departamentos, reconhecer o valor de uma invenção e para alcançar uma inovação foram
sugeridas algumas melhorias e desenvolvido um novo meio de comunicação.
A implementação do produto ainda não foi realizada devido à sua duração, à agenda
ocupada dos stakeholders e à dependência do trabalho resultante da P&D. Com a solução
proposta, a empresa conseguirá ultrapassar o desafio de comunicação identificado e reduzirá as
perdas de conhecimentos importantes para manter a sua evolução.
en
Diffusion of knowledge is a topic approached by modern economy to reach and sustain
competitive advantage. As the environment is more uncertain, it is essential organisations learn
to deal with new environmental changes as a consequence of Industry 4.0.
The purpose of this project is to assess the adequacy of valuable knowledge diffusion
in organisations during the implementation of Industry 4.0 principles and technologies. This
diffusion is implemented in automotive businesses reaching an improvement of communication
and production processes and consequently the productivity.
This project establishes a case study, was adopted by an automotive industry Group
focusing in promotion of knowledge diffusion and Industry 4.0 implementation among various
stakeholders of the same company. The processes were analysed using observation,
unstructured interviews and focus groups. The proposed challenge was to study how to apply
Industry 4.0 to improve relevant knowledge sharing processes within the company.
Regarding the needs and challenges identified, the best approach was to develop a
communication channel which aligns the knowledge between all stakeholders. To link the two
departments, recognize the value of an invention and achieve an innovation, some
improvements were suggested and a new mean of communication was developed.
The created product have not already been implemented due to time required,
stakeholders busy schedule and R&D work dependability. With the proposed solution, the
company will overcome the identified communication challenge and reduce the loss of
important knowledge to maintain their progress.