Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

Research on inequality of resource allocation in China since reform and opening up

Autor
Du Boran
Resumo
pt
Nos últimos 40 anos de reforma e abertura, a economia, a política e a cultura da China passaram dramaticamente por mudanças grandes, especialmente o avanço do desenvolvimento econômico. No entanto, o país expôs muitos problemas sociais com o desenvolvimento da economia. Entre eles, penso que o mais sério é a contradição social devido injustiça da distribuição de recursos. Portanto, de modo que analisa o status específico da imparcialidade na distribuição de recursos da China, com respeito às dificuldades de compreensão, este artigo utiliza os dados coletados dos recursos do ensino fundamental e médio alocados entre 2014 e 2017, no âmbito das áreas urbanas e rurais, por método de cálculo de desigualdade, os resultados mostram que há fenômeno irracional na distribuição dos recursos educacionais urbanos e rurais, e a desigualdade está intensificada ano a ano. Na análise das causas da desigualdade de recursos, este dissertação localiza-se nos fatores governamentais e fatores de mercado. Em fim, de acordo com causas, este dissertação explora como o governo e o mercado devem distribuir recursos públicos de forma razoável, eficaz e equitativa, e melhorar o nível geral de equidade da sociedade e diminuir a brecha entre o desenvolvimento urbano e rural, promovendo assim o desenvolvimento geral da sociedade.
en
Over the past 40 years of reforming and opening up, China's economy, politics, and culture have undergone earth-shaking changes, particularly the rapid pace of development of the economy. However, with the rapid pace of development of the economy, the country has exposed many social problems. Among them, I think the most serious is the unequal allocation of resources. Therefore, in order to analyze the specific current situation of China's resource allocation fairness and to understand the difficulties in this aspect, this dissertation uses the collected data of the elementary and junior high school education resources allocation between urban and rural areas during 2014-2017 and takes the Theil index as a method of calculation, from the results, it can be seen that there is an irrational phenomenon in the distribution of educational resources in urban and rural areas, and the phenomenon of inequality has increased year by year. In the dissertation, of those reasons that cause the inequality of resource allocation, the factors of government and of market be chosen to put into the analyzation. Finally, this dissertation explores how the government and the market allocate public resources reasonably, effectively, and equitably to improve overall social equality and narrow the gap between urban and rural development, so as to promote overall social development in an all-round way.

Palavras-chave

Resource allocation
Inequality of resource allocation
Government and market
Educational resource
Alocação de recursos
Desigualdade de alocação de recursos
Governo e mercado
Recurso educacional

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo