Título
Conteúdos de jornais portugueses em eleições autárquicas em Portugal e presidenciais francesas em 2017: que tipo de raciocínio?
Autor
Gomes, Manuel Azevedo
Resumo
pt
Os conteúdos mediáticos no geral e o dos jornais em particular são construtores da realidade social, como tal interessa aqui saber, ao nível cognitivo, como se dá essa construção. Para tal recorreu-se aos estágios de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. Visto que nem o primeiro nem o segundo estágio de desenvolvimento cognitivo se encontram representados no material estudado apenas o operatório concreto e o operatório formal nos interessaram. Tendo a corrente construtivista por base recorreu-se, sobretudo, às suas vertentes social e genético-estrutural. Assim, descortinar em que estágio, ou estágios, operatório se situam os conteúdos dos jornais foi o foco desta investigação, para tal recorreu-se ao conteúdo das notícias jornalísticas, dos editoriais e dos artigos de opinião que se debruçaram sobre as eleições autárquicas portuguesas realizadas em 2017 e sobre as eleições presidenciais francesas – 1ª e 2ª volta, também de 2017. Todos os artigos e editoriais foram divididos em títulos, subtítulos e desenvolvimentos e foi dessa forma que foram analisados. Dos jornais analisados conseguimos perceber que o de referência apresenta diferentes estratégias dos populares para os diferentes atos eleitorais. Os vasos comunicantes entre os patamares de racionalidade ocorrem, sobretudo, nos artigos de opinião e, sobretudo, quando as categorias analisadas são “candidatos” e “ideologias”. A utilização de juízos de valor, estereótipos e absolutizações ocorrem, sobretudo, num dos jornais populares, sendo que no outro popular e no de referência o enquadramento com o estágio de desenvolvimento cognitivo concreto se deve, sobretudo, a classificações incorretas.
en
Media content in general and newspapers in particular are constructors of social reality, as such what is
of interest at the cognitive level is how that construction takes place. For this purpose we used Jean
Piaget’s stages of cognitive development. Since neither the first nor the second stages of cognitive
development are found in the material we studied, only the concrete operational and the formal
operational interested us. Having the constructivist current as a basis, we resorted mainly to its social
and genetic-structural aspects. Thus, unveiling at what operative stage, or stages, the contents of the
newspapers are was the focus of this investigation, to this end we used the content of the news,
editorials and opinion articles found in newspapers that addressed the Portuguese municipal elections
held in 2017 and the French presidential elections - 1st and 2nd round, also held in 2017. All articles
and editorials were divided into titles, subtitles and developments and this is how they were analysed.
From the newspapers analysed we can see that the one of broadsheet newspaper presents different
strategies from the tabloid newspaper for the different electoral acts. The communicating vessels
between the levels of rationality occur mainly in the opinion pieces and, especially, when the analysed
categories are "candidates" and "ideologies". The use of value judgments, stereotypes and
absolutisations occur mainly in one of the tabloid newspapers whereas in the other tabloid newspaper
and in the one of broadsheet newspaper the framing with the stage of concrete cognitive development
is mainly due to incorrect classifications.