Título
Preconceito religioso no quotidiano dos candomblecistas em Portugal: Nacionalidade, desconhecimento e tramas sociais: Estudo de caso
Autor
Roldão, Ana Marta Neves
Resumo
pt
Verificando o espaço social brasileiro como um cenário privilegiado na ocorrência de
conflitos e perseguições, particularmente, dirigidas às religiões afro-brasileiras, a presente
dissertação procura investigar a agência do preconceito em contexto português, centralizando
a sua análise no universo religioso candomblecista. Assim, a partir do estudo de caso do
terreiro Axé Oyá Bó MI, atento-me em responder, a partir dos testemunhos colectados, se o
sacerdote (pai de santo) e restantes membros (filhos de santo) sentem preconceito, se
reconhecem publicamente a filiação à religião, a quem contam, de que forma contam e que
impacto isso tem nas suas relações sociais para lá do terreiro, seja no quadro da família,
núcleo dos amigos e colegas de trabalho e junto da vizinhança.
A análise criteriosa do tema em termos bibliográficos agregada ao desenvolvimento de
entrevistas, veio solicitar ainda o aprofundamento de conceitos chave de legitimidade,
autenticidade, pureza e liberdade religiosa, os quais integram grande parte dos argumentos em
defesa da participação religiosa e ocupação de cargos de liderança religiosa. Deste modo,
ancorando-se quer em factores de negócio, nacionalidade ou invejas e pequenas intrigas
(fuxico), candomblecistas operacionalizam alianças entre si ou, pelo contrário, definem as
disputas como o quadro privilegiado.
en
Considering the Brazilian social space as a privileged scene with regard to conflicts and
persecution in particular against Afro-Brazilian religions, the present dissertation aims to
investigate the agency of the prejudice in the portuguese context, focusing its analysis in the
religious universe of candomblé. Using as a starting point the case study of the yard (terreiro)
Axé Oyá Bó Mi, I propose myself, through individual and collected testimony, to answer if
the priest (Pai de Santo) or the other practitioners (Filhos de Santo) feel prejudice, if they
recognize publicly their religious affiliation, to whom and in what way they speak about it,
and the impact that has in their social connections beyond the yard (terreiro).
!
A careful bibliographic analysis aggregated to the development of the interviews, has
demanded for the deepening in key concepts as legitimacy, authenticity, purity and religious
freedom, which comprise a considerable portion of the arguments in defence of religious
practise and position occupation of positions within the religious leadership. Thus, anchoring
in factors as business, nationality, or envy and small intrigues, candomblé practitioners either
make alliances among themselves or, conversely, define their disputes as the privileged frame.