Título
Cabotagem como complemento na matriz de transportes: Uma análise dos desafios para seu crescimento no sistema de transportes brasileiro no século 21
Autor
Soares, Jones Alexandre Barros
Resumo
pt
O Brasil apresenta cerca de 7.500 quilômetros de costa e 22 mil quilômetros de rios
navegáveis. Tais condições geográficas poderiam impactar diretamente nos meios de
transporte atualmente praticados neste país. Os dados apontam que, atualmente, a matriz de
transporte possui maior predomínio do modal rodoviário, o que, por sua vez, gera tanto um
desequilíbrio entre os diferentes modais possíveis, bem como alguns efeitos indesejáveis para
o país em sentido ambiental e econômico. Posto isso, o presente estudo tem como objetivo
investigar diferentes condições relacionadas à navegação de cabotagem, bem como detalhar
alguns dos benefícios que tal modal ofereceria ao país. Nesse sentido, três grandes perguntas
norteiam o trabalho, que são: i. Quais as vantagens que a promoção da cabotagem pode trazer
para um pais como o Brasil? ii. Quais os principais óbices que impedem o crescimento da
navegação de cabotagem no Brasil? e iii. Que ações podem trazer maior desenvolvimento da
navegação de cabotagem no Brasil? Para tanto, contou-se com a técnica de entrevistas não
estruturadas, em que sete participantes com expertise na área e selecionados por conveniência
discorreram sobre tópicos relacionados às perguntas. Os dados obtidos foram transcritos para
o formato digital e, em seguida, o conteúdo foi analisado de maneira exploratória, descritiva e
inferencial pelo software R 3.5 e IRAMUTEQ a partir de Nuvem de palavras, Análise de
Similitude, Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondência. A
partir de todos os resultados alcançados, conclui-se que o tema proposto foi preservado nas
entrevistas e a palavra cabotagem teve um posicionamento central nas narrativas, a partir das
quais, dois fatores principais emergiram. O primeiro fator foi chamado de estrutura do sistema
de transportes e o segundo fator foi chamado de potencial. Ambos dizem respeito às
perguntas da dissertação previamente traçadas e possibilitaram a construção de ações para
desenvolvimento da cabotagem brasileira. Desta maneira, o presente trabalho traz
informações acadêmicas que contribuem para respostas aos desafios do tema no Brasil, bem
como possibilitam que atores públicos e privados sejam municiados de informações
importantes para tomada de posição sobre o tema.
en
Brazil has about 7,500 kilometers of coastline and 22,000 kilometers of navigable rivers. Such
geographical conditions could directly impact the means of transport currently practiced in
this country. The data indicate that, currently, the transportation matrix has a higher
predominance of the road modal, which, in turn, generates both an imbalance between the
different possible modes, as well as some undesirable effects for the country in environmental
and economic sense. That said, the present study aims to investigate different conditions
related to cabotage navigation, as well as detail some of the benefits that such modal would
offer to the country. In this sense, three major questions guide the work, which are: i. What
are the advantages that the promotion of cabotage can bring to a country like Brazil? ii. What
are the main obstacles that prevent the growth of cabotage navigation in Brazil? and iii. What
actions can bring further development of cabotage navigation in Brazil? For this, we used the
technique of unstructured interviews, in which seven participants with expertise in the area
and selected for convenience discussed topics related to the questions. The data obtained were
transcribed into digital format and then the content was analyzed in an exploratory,
descriptive and inferential manner using the R 3.5 and IRAMUTEQ software from word
cloud, similarity analysis, descending hierarchical classification and correspondence factor
analysis. From all the results achieved, it is concluded that the proposed theme was preserved
in the interviews and the word cabotage had a central position in the narratives, from which
two main factors emerged. The first factor was called the transport system structure and the
second factor was called potential. Both concern the questions of the dissertation previously
outlined and allowed the construction of actions for the development of Brazilian cabotage.
Thus, the present work brings academic information that contributes to answers to the
challenges of the theme in Brazil, as well as enabling public and private actors to be provided
with important information for taking a position on the theme.