Título
The logistics contribution to the Port of Lisbon competitiveness
Autor
Mateus, Alexandre Miguel Tomé
Resumo
pt
Na atualidade, o transporte marítimo de mercadorias é uma pedra basilar no
comércio externo dos Estados, assim como na economia mundial, caracterizando-se como
um dos principais motores da atividade económica e neste caso o que permite a
globalização. Um valor significativo do comércio mundial de mercadorias é feito pelo
mar e manobrado nos portos de todo o mundo o que por sua vez aumenta a relevância
económica e estratégica do transporte marítimo.
Portugal é um país rico em potencial económico marítimo, para o
desenvolvimento de quaisquer atividades que tenham no mar a sua base. Atualmente, o
transporte marítimo está a deslocar-se para outras regiões do mundo, nomeadamente a
bacia do pacífico, sendo estas consideradas atualmente como as mais competitivas.
A investigação incluirá um enquadramento teórico sobre a temática dos Portos,
por forma a ampliar o conhecimento e um estudo aprofundado do ponto de vista da
logística, sobre o Porto de Lisboa . A metodologia adotada consistirá no estudo e análise,
focado na investigação do ambiente competitivo, fatores de competitividade portuária, e
uma análise sobre de que forma futuramente podemos aumentar a competitividade do
Porto.
O presente trabalho irá demonstrar que os interesses dos Stakeholders do mar e da
terra são distintos, porque têm expectativas diferentes face aos resultados evidenciadas
pelos seus clientes finais. O relacionamento entre eles nem sempre é fácil porque, quando
um lado é afetado, o outro lado sente os impactos, causando sérios desequilíbrios na
atividade portuária. A articulação e a integração em termos de logística e cadeia de
abastecimento é um dos objetivos da presente dissertação, prevenindo a situação descrita
anteriormente.
en
Today, maritime freight transport is a keystone on foreign trade between countries
as well as in the world economy. This is a main engine of economic activity and in this
case, is what allows globalization to arrive in every corner of the planet. A major
percentage of world trade is done by sea and the cargo is maneuvered in ports, all around
the world which in turn increases the economic and strategic relevance of maritime
transport.
Portugal is a country with an extraordinary maritime potential, for the
development of activities related to sea shipping. Currently, maritime transport is
developing faster in other regions of the world, namely in the Pacific (Southeast Asia),
which are currently considered to be more competitive than other parts of the world.
This research builds a theoretical framework regarding Portuguese ports and
focuses on the future of the port of Lisbon. The adopted methodology will consist on a
study and analysis, focused on the investigation of the competitive environment, factors
of port competitiveness, and an analysis of how on a future we can increase the
competitiveness of this port infrastructure.
The present work will show that the interests of land and sea stakeholders are
different because they have different expectations evidenced by their customers. The
relationship between them is not always easy because when one side is affected, the other
side will see the impacts, by causing serious imbalances in port activity and in order to
prevent that, articulation and integration in terms of supply-chain and logistics is one of
the objectives of this dissertation.