Título
Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego
Autor
Santos, António Luís Câmara
Resumo
pt
Perante um mercado de trabalho global, competitivo e dinâmico, compreender os potenciais
candidatos Xers e Millennials pode constituir uma alavanca para o sucesso do recrutamento.
Incrementar as intenções de candidatura requer uma atratividade organizacional sólida que, em
parte, emerge dos modelos de gestão socialmente responsáveis ao nível do desempenho
económico, social e ambiental. Contudo, acredita-se que a relação entre a responsabilidade
social das organizações e a atratividade seja moderada pelas diferenças geracionais entre as
coortes X e Millennium. O modelo de investigação desta dissertação assentou num design
experimental aplicado a potenciais candidatos das Gerações X (n=120) e Millennium (n=132).
Os participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições (baixo vs. alto) de
envolvimento de uma empresa fictícia em matéria de responsabilidade social. A análise
estatística denotou efeitos significativos que permitiram atestar que o envolvimento percebido
em práticas socialmente “conscientes” está positivamente associado à intenção de candidatura
dos potenciais candidatos, sendo esse efeito mediado pela atratividade organizacional. Quanto
ao papel moderador da geração, verificou-se que a mesma condiciona efetivamente a relação
entre a responsabilidade social e a atratividade organizacional. Concluiu-se que a performance
social pode constituir uma fonte de vantagem competitiva não somente na “guerra por talentos”,
mas também na “guerra pela sustentabilidade”. Esta pesquisa procura, assim, acrescentar valor
à comunidade académica e organizacional, reforçando o impacto da responsabilidade social das
organizações na formulação de crenças e intenções comportamentais dos potenciais candidatos
que representam uma importante parcela da força laboral atual e futura.
Palavras-chave: Responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional,
intenção de candidatura a uma oferta de emprego, gerações, Xers, Millennials, potenciais
candidatos
en
In a global, competitive and dynamic job market, understating prospective applicants Xers and
Millennials can be a lever for recruitment success. Building intention to apply for a job vacancy
requires a strong organizational attractiveness, witch in turn, emerge from management models
focused in corporate social responsibility that contribute to sustainable development in three
different dimensions, social, economic and environmental. The role of generations is also
important to the survival of organizations in the markets. The proposed model was based on an
experimental design applied to prospective applicants of Generations X (n=120) and
Millennium (n=132). Participants were randomly assigned to one of the two conditions (low
vs. high) of engagement in corporate social responsibility of a fictitious company. Our main
results denoted significant effects that allowed us to conclude that perceived engagement in
socially “conscious” practices is positively associated with intent of prospective applicants to
apply to a job vacancy, this effect being mediated through organizational attractiveness. As for
the moderating role of the generation, it was found that it effectively conditions the relationship
between corporate social responsibility and organizational attractiveness. We found that social
performance can be a source of competitive advantage not only in the “war for talent” but also
in the “war for sustainability”. This study thus seeks to add value to the academic and
organizational community, reinforcing that corporate social responsibility perceived impacts
individuals’ beliefs and intentions who, to date, represents a significant portion of the current
and future labor force.