Título
Transferência da formação no e-learning
Autor
Mendes, Susana Cristina da Silva
Resumo
pt
A formação assume cada vez mais um papel importante nas sociedades mais
desenvolvidas. As organizações depositam no seu capital humano a capacidade de inovação e
adaptação necessárias à sobrevivência e competitividade da empresa através da formação
profissional. Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de
acordo com os métodos tradicionais, mas o desenvolvimento das Tecnologias de Informação
permitem agora dotar os indivíduos de conhecimentos através de formas mais rápidas e
igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a
apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que
medida é que o método é eficaz e beneficia a empresa do investimento efectuado, ou seja, se a
transferência da formação ocorre e de que forma.
O presente estudo tem como objectivo verificar em que medida a percepção de
controlo da aprendizagem, característica específica da formação e-learning, influencia a
motivação dos formandos para transferir os conhecimentos que aprenderam para o seu local
de trabalho. Pretende ainda averiguar se esta relação é afectada por variáveis identificadas na
literatura que afectam a transferência, as reacções afectivas e percepção de utilidade. Através
da aplicação de um questionário online a 53 participantes, os resultados sugerem que a
percepção de controlo exerce uma influência positiva sobre a motivação para transferir.
Os resultados do presente estudo são discutidos enquanto contribuições para o
desenvolvimento teórico e as potenciais implicações para a prática profissional.
en
Training plays an even more important role in developed societies. Organizations
deposit in their human capital the ability to innovate and adapt, through professional training,
essential factors to their own survival and competitive. In Portugal, training solutions are
mostly chosen according to traditional methods but the development of Information
Technologies allows training to be done in a faster and equally efficient way as e-learning.
The number of organizations investing in this method of instruction is growing and so it has
become important to understand if the method is effective and if it allows organizations to
obtain the return of investment made on training, or in other words, if transfer of training
occurs and how.
The present study has the purpose to verify if control perception of knowledge, a
specific feature of e-learning, influences trainee’s motivation to transfer. It also pretends to
investigate if this relationship is affected by variables identified in the literature that affect
transfer such as affective reactions and utility perception. Through the application of an online
questionnaire to 53 participant’s results suggests that control perception positively influences
motivation to transfer.
The results are discussed as contributions to theory development and professional
practice implications.