Título
Social media as a communication tool for small and medium enterprises: Lessons learned on best practices for companies with limited budget
Autor
Barata, Joana Amaro
Resumo
pt
Nas empresas de hoje em dia, as redes sociais são essenciais para alcançar e interagir
com potenciais clientes, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, vendas, ROI, e
aquisição e retenção de clientes. Nesta dissertação, são determinadas as melhores práticas em
comunicação de redes sociais para pequenas e médias empresas com um orçamento limitado.
Esta pesquisa realizou estudos qualitativos e quantitativos, onde se realizaram oito
entrevistas com o objetivo de melhor compreender como o marketing nas PME funciona e uma
análise de conteúdo em 1087 posts do LinkedIn foi conduzida para testar as hipóteses propostas.
Com base na literatura, foram determinadas nove hipóteses, estudando o impacto que variáveis
como vivacidade e interatividade têm no número de gostos, comentários e engajamento.
Os resultados baseados na literatura mostram que mais seguidores em páginas de marcas
e conteúdo curado em posts de marca têm um impacto positivo no engajamento. Rostos
humanos em posts de marca não têm impacto no engajamento. Além disso, quanto maior o
nível de vivacidade, maior o número de gostos. Pelo contrário, os fatores de baixa e média
interatividade e os posts de marca de brindes têm um impacto negativo sobre o número de
gostos e um alto nível de interatividade não afeta o número de gostos. Além disso, quanto maior
o nível de vivacidade, maior o número de comentários e interatividade em posts de marca não
tem um impacto sobre o número de comentários.
Finalmente, implicações teóricas e práticas são expostas e futuros estudos são
propostos.
en
In businesses nowadays, social media is essential to reach and interact with potential
customers, with the goal of increasing brand awareness, sales, ROI, and customer acquisition
and retainment. In this dissertation, best practices on social media communication for small and
medium enterprises with a limited budget are determined.
This research conducted qualitative and quantitate studies, where eight in-depth
interviews took place with the goal of better understanding how marketing in SMEs works and
a content analyses on 1087 LinkedIn posts was done to test the proposed hypotheses. Based on
the literature, nine hypotheses were proposed, studying the impact that variables such as
vividness and interactivity had on the number of likes, number of comments and engagement.
Results based on the literature show that more followers on brand pages and curated
content on brand posts have a positive impact on engagement. Human faces on brand posts do
not have an impact on engagement. Furthermore, the higher the level of vividness, the higher
the number of likes. On the contrary, low and medium interactivity factors and giveaways brand
posts have a negative impact on the number of likes and a high level of interactivity do not
impact on the number of likes. Additionally, the higher the level of vividness, the higher the
number of comments and interactivity in brand posts does not have an impact on the number
comments.
At last, theoretical and practical implications are exposed and future studies are
proposed.