Título
Caffeine: Mobile kiosk for coffee and coffee derivatives
Autor
Lopes, João Pedro Henriques Guerra e Ova
Resumo
pt
A cultura do café está enraizada nas pessoas, na cultura e na história de Portugal. Considerado um dos produtos mais comercializados e consumidos em todos os continentes, o café está inserido na rotina dos portugueses, sendo considerado como um ato/evento/atividade/ritual social, tipicamente realizado fora de casa.
Mas o panorama do mercado de retalho de café em Portugal está a mudar. As novas formas de vida, a modernização da sociedade portuguesa e o aumento do turismo marcam uma nova dinâmica social. Com isto, também o HORECA evolui, criando lojas com novos formatos que respondem a diferentes necessidades e expectativas desejos dos consumidores. Além disso, o processo artesanal de servir café e a experiência que lhe está associada tem vindo a crescer enquanto tendência, o que representa um desafio para as marcas.
O projeto abaixo estuda a proposta de lançamento de um quiosque móvel em zonas particularmente movimentadas da cidade de Lisboa que irá oferecer aos consumidores café e respetivos derivados em estilo "take-away".
Assim, este plano apresenta uma análise ao panorama do mercado do café que estabelece as bases para o desenvolvimento de um novo conceito, marca e negócio que visa simplificar a vida do consumidor, oferecendo um produto e serviço de elevada qualidade, aliada ao desenvolvimento de uma economia verde, em crescente.
Este projeto faz parte do Mestrado em Marketing e configura a criação de um Plano de Negócios, que deverá servir como base para a implementação deste projeto.
en
Coffee culture is ingrained in the roots of people, culture and history of Portugal. Considered one of the most traded and consumed products on every continent, coffee is embedded in the routine of Portuguese being considered as a social act, typically carried out outside home.
But the landscape of coffee retail in Portugal is changing. The new ways of life, the modernization of the Portuguese society and the increase in tourism mark a new social dynamic. With this, also HORECA evolves, creating stores with new formats which respond to different needs and desires.
Furthermore, the handcrafted process of serving coffee and the experience associated with it has been growing as a trend, what provides a great challenge for brands.
The project below studies the proposal of launching a mobile kiosk in particularly busy areas within the city of Lisbon that will offer consumers coffee and coffee derivatives in a "take-away" style.
Overall, this paper presents an analysis to the coffee landscape in the country that sets the basis for the development of a new concept, brand and business that focus on simplifying consumer’s lives by offering a good product and service, in a potentially growing green economy.
This project is part of the Masters in Marketing and conveys the creation of a Business Plan. This plan should serve as a guide to the implementation of this venture.