Título
Contextualização da sustentabilidade em instituições de ensino superior brasileiras
Autor
Castro, Aline Randala da Costa
Resumo
pt
As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel relevante na disseminação
do conhecimento sobre a sustentabilidade e na transformação da sociedade. Ao abordarem
aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos no âmbito educacional, influenciam a
formação de futuros profissionais para que se tornem tomadores de decisões globalmente
responsáveis. Nesse sentido, a publicação de relatórios de sustentabilidade torna-se uma
importante ferramenta de comunicação e de reafirmação do compromisso com o
desenvolvimento sustentável. O presente estudo tem o intuito de examinar a
contextualização feita pelas IES brasileiras em termos da sustentabilidade, no que diz
respeito aos seus impactos na estratégia, engajamento dos stakeholders, atividades
educacionais e operacionais, explorando relatórios de sustentabilidade publicados ao longo
de cinco anos, identificando quais sinalizações são transmitidas em relação a
institucionalização e adoção de condutas sustentáveis. Tem-se ainda o objetivo de analisar
a relação entre as percepções e expectativas dos stakeholders internos, através de um estudo
de caso. A partir dos resultados obtidos, espera-se aprimorar o entendimento sobre a
incorporação da sustentabilidade nas instituições de ensino superior brasileiras e sua
sinalização aos interessados por meio dos relatórios de sustentabilidade, contribuindo para
o tema ainda pouco explorado.
en
Higher education institutions (HEIs) perform a relevant role in disseminating knowledge
about sustainability and transforming society. By addressing social, environmental,
economic and political aspects in education, they influence the development of future
professionals to become globally responsible decision-makers. In this sense, the
publication of sustainability reports becomes an important communication and
reaffirmation tool for the commitment to sustainable development. This study aims to
examine the contextualization made by Brazilian HEIs in terms of sustainability, about
concerning to its impacts on strategy, stakeholder engagement, educational and
operational activities, exploring sustainability reports published over five years,
identifying which signals are transmitted about the institutionalization and adoption of
sustainable behaviors. It also aims to analyze the relationship between the perceptions and
expectations of internal stakeholders through a case study. From the results obtained, it is
expected to improve the understanding on the incorporation of sustainability in Brazilian
higher education institutions and its signaling to stakeholders through sustainability
reports, contributing to the theme that is still little explored.